Dia do goleiro – relembre oito arqueiros que marcaram história com a camisa do Flamengo

PAULO COSTA: Dia 26 de abril é comemorado o dia goleiro. Sendo assim, é uma boa oportunidade para lembrarmos de alguns arqueiros icônicos que fizeram história com o Manto Sagrado.

Você precisa saber

Dia do goleiro – relembre oito arqueiros que marcaram história no clube
Flamengo teve inúmeros goleiros históricos
Júlio César, Raul Plassmann e Diego Alves se destacam na trajetória do Flamengo

Antônio Luiz Cantarele

Cantarele, é o goleiro com mais jogos  na história do Flamengo e o sexto geral, com 577 partidas entre os anos de 1973 e 1989. Até então recordista também de tempo sem tomar gols, com 959 minutos sem ser vazado, foi superado recentemente pelo argentino Rossi.

O goleiro fez parte dos elencos históricos do Mais Querido que conquistou todos os títulos possíveis. Durante sua passagem pelo clube, Cantarele teve as fortes concorrências de Raul Plassmann, Ubaldo Fillol e Zé Carlos.

Cantarele, o goleiro que mais vezes atuou com a camisa do Flamengo [Parte 1] pic.twitter.com/0XKoGR5Mml

— Dryzinho (@Videos_Dryzinho) May 13, 2020

Amado Benigno

Foi um dos primeiros grandes ídolo da história do Flamengo, em um momento que o futebol ainda flertava com o amadorismo. Amado defendeu o clube entre 1923 e 1934 e era conhecido por suas defesas impossíveis. Foi campeão Carioca em 1925 e 1927, antes de se tornar médico e falecer em 1965.

Fernando Ferreira Botelho – Fernandinho

Fernandinho foi o primeiro goleiro profissional da história do Rubro-Negro. Estreou no time principal em 1931, logo no Fla-Flu, vencido pelo Mais Querido por 1 a 0. Foi titular por quatro anos e, em 1934, por conta de um problema no joelho, teve que abandonar o futebol.

Agustín Rossi

Ainda no começo de sua trajetória pelo Flamengo, o argentino merece um destaque pelo recorde de mais tempo sem levar gols na história do clube, foram 1.134 minutos em 12 partidas.

Foto: Reprodução/Flamengo

Santos

Aderbar Melo dos Santos Neto teve atuação bastante segura nos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores de 2022. Após queda de rendimento da equipe em 2023, perdeu espaço e não conseguiu mais retomar o bom nível. Porém, a contribuição nos principais títulos sob o comando de Dorival Júnior será sempre lembrado.

Diego Alves

O goleiro da segunda geração de ouro chegou ao Flamengo em 2017 e rapidamente se tornou uma referência na meta Rubro-Negra. Consagrado por sua qualidade e por ser um especialista em defesas de pênaltis, Diego Alves ganhou notoriedade e se tornou um ídolo do clube com os títulos conquistados desde 2019. Saiu do Mais Querido em 2022, após o encerramento do contrato.

Foto: Alexandre Vidal/CRF

Raul Guilherme Plassmann

Goleiro que notabilizou o uniforme amarelo, chegou ao Flamengo em 1978 já veterano, após uma carreira de sucesso no Cruzeiro. Apesar de não se destacar por defesas espetaculares, sua colocação e consistência o tornaram uma unanimidade. Com Raul no gol, o Mais Querido conquistou quatro Cariocas, três Brasileiros, uma Libertadores e um Mundial, em 227 jogos pelo Mengão.

Júlio César

O goleiro prata da casa se destacou no período de vacas magras, em que o Flamengo passava por dificuldades. Mesmo assim, ainda registrou 284 jogos e títulos como a Mercosul de 1999, a Copa dos Campeões de 2001 e quatro Cariocas, além de atuações memoráveis, como na final do estadual de 2001, e outras que ajudaram o clube a escapar de alguns rebaixamentos no Campeonato Brasileiro.

Clube teve inúmeros goleiros históricos

About Author

Deixe um comentário

Previous post Flamengo encara o Botafogo com dupla de titulares pendurada – confira
Next post Flamengo terá novidade na concentração para jogo contra o Botafogo – entenda