Pular para o conteúdo

Flamengo tem apenas preparador de goleiros na comissão técnica de campo

  • por

Hugo Souza com Wagner Miranda e Thiago Eller, preparadores de goleiros do Flamengo – Foto: Alexandre Vidal

COLUNA DO FLA: Por Paula Mattos e Higor Neves

A passagem de Paulo Sousa pelo Flamengo está encerrada. A gota d’água foi a péssima apresentação da equipe derrota por 1 a 0 para o Red Bull Bragantino, nesta quarta-feira (08). Porém, para oficializar a demissão do treinador, no entanto, o Fla precisa mascarar um verdadeiro ‘rombo’ que há internamente: a ausência de um profissional para assumir a equipe.

Com as mudanças promovidas nos últimos anos, o clube não tem uma comissão técnica permanente. Ou seja, com a demissão de Paulo Sousa, não há uma definição hierárquica de quem ficará no comando da equipe mais valiosa do país. Em tom irônico, pessoas chegam a dizer que o português é hoje o “técnico interino” do Fla, enquanto buscam a solução para oficializar a saída.

SEQUÊNCIA DE SAÍDAS SEM REPOSIÇÕES EXPLICA SITUAÇÃO
O último assistente técnico permanente que o Flamengo teve foi Mauricio Souza, o “Mauricinho”. Ele foi o responsável por comandar o time na reta final de 2021, depois da saída de Renato Gaúcho. Maurício deixou o Fla no início deste ano e hoje trabalha no Athletico Paranaense.

A situação não se restringe somente à ausência de um treinador. Pode se dizer, seguramente, que o buraco é ainda mais em baixo. O Flamengo não tem sequer preparadores físicos na equipe principal, deixando tudo a cargo da comissão de Paulo Sousa. No clube, o profissional que exerce a função é Marlon Syndara, do sub-20.

O outro profissional da comissão do Flamengo é o preparador de goleiros Thiago Eller (foto acima). Antes, o clube tinha ainda Wagner Miranda para a função. Contudo, o profissional também deixou o Fla, e atualmente o serviço vem sendo comandado por Paulo Grilo, que também faz parte do grupo de trabalho de Paulo Sousa.

QUEM ASSUMIRIA COMO TREINADOR?
É certo dizer que a saída de Paulo Sousa causaria um efeito dominó no Flamengo, porque o profissional indicado para comandar o time seria Mário Jorge, hoje no Sub-20. Contudo, um fato curioso é que Mário tem apenas um mês à frente da equipe. Antes, ele treinava o time Sub-17, mas acabou subindo uma categoria por conta da saída de Fabio Matias, que trocou o Fla pelo Red Bull Bragantino.

ENTENDA A ORGANIZAÇÃO DO FUTEBOL DO FLAMENGO HOJE

Diretoria:
• Rodolfo Landim – presidente
• Marcos Braz – vice-presidente
• Bruno Spindel – diretor executivo
• Fábio de Jesus: gerente de futebol
• Gabriel Skinner – supervisor
• Juan Santos – gerente técnico
• Carlos Noval – gerente de transição
Comissão técnica atual, que deixará o clube ao lado de Paulo Sousa:

Cosmo Cappagli – analista de desempenho
• Paulo Grilo – preparador de goleiros
• Antonio Gómez – preparador físico
• Lluis Sala – preparador físico
• Victor Sanchez – auxiliar técnico
• Manuel Cordeiro – auxiliar técnico

Comissão fixa do Flamengo:
• Não tem auxiliar técnico e preparador físico à disposição
• Preparador de goleiros: Thiago Eller – Passou por todas as categorias até chegar ao profissional: Sub-13 (infanto/juvenil), Sub-16, Sub-17, time principal
• Analista de desempenho: Wellington Sales – Está no Flamengo desde abril de 2016, quando iniciou no Sub-17. Faz parte da comissão profissional desde janeiro de 2017, e assumiu a coordenação em dezembro de 2020.
• Analista de desempenho: Eduardo Coimbra – No clube desde 2016
• Analista de desempenho: Daniel Motta – Chegou ao clube em abril do ano passado, para a equipe sub-20. Em janeiro deste ano, passou para o profissional
• Analista de desempenho: Henrique Américo – Contratado em janeiro de 2022, vindo do América-MG.

Comissão técnica da base, que pode assumir o time principal:
Mário Jorge – técnico Sub-20 – assumiu a equipe após a saída de Fábio Matias, justamente para o Red Bull Bragantino, há um mês
• Marlon Syndara – preparador físico Sub-20

FALTA COMANDO INTERNAMENTE E NO CAMPO
Com o suporte insuficiente – ou inexistente – na estrutura de futebol, o Flamengo pode não ter quem treinar a equipe para o jogo contra o Internacional, no próximo sábado (11), e é somente por isso que a demissão de Paulo Sousa não foi oficializada até então. Apesar disso, o técnico já sabe que sairá.

Vale destacar que, depois da derrota para o Red Bull Bragantino, o Flamengo não retornou ao Rio de Janeiro, o que já fazia parte do planejamento. O time ficou em Atibaia (SP), onde fecha a preparação para encarar o time gaúcho. A ideia foi reduzir o tempo de viagens e propiciar um maior período para recuperação e treinos, visando o importante duelo no Beira-Rio. Contudo, sem saber que caminho seguir, uma coisa é certa: o Fla não terá, nem de longe, uma preparação ideal para enfrentar o Inter, em jogo fundamental para escapar da zona de rebaixamento, visto que o time está apenas um ponto acima da indesejada faixa da tabela.

O post Flamengo tem apenas preparador de goleiros na comissão técnica de campo apareceu primeiro em Fla Resenha.

COLUNA DO FLA: Por Paula Mattos e Higor Neves A passagem de Paulo Sousa pelo Flamengo está encerrada. A gota d’água foi a péssima apresentação da equipe derrota por 1 a 0 para o Red Bull Bragantino, nesta quarta-feira (08). Porém, para oficializar a demissão do treinador, no entanto, o Fla precisa mascarar um verdadeiro
O post Flamengo tem apenas preparador de goleiros na comissão técnica de campo apareceu primeiro em Fla Resenha.

Marcações:

Deixe um comentário

Generated by Feedzy