Pela segunda vez consecutiva, Flamengo fica sem vencer fora casa na fase de grupos da Libertadores
PAULO COSTA: O Flamengo segue em má fase. Nesta terça-feira (7), a equipe enfrentou o Palestino, no Chile, e saiu derrotado pelo placar de 1 a 0. Com isso, o Rubro-Negro caiu para o terceiro lugar no Grupo E.
Você precisa saber
Flamengo perde para o Palestino e se complica na Libertadores
Time não venceu fora de casa na fase de grupos
Última vitória do Flamengo fora de casa foi na edição de 2022
Situação do Grupo E
1º – Bolívar – 9 pontos
2º – Palestino – 6 pontos
3º – Flamengo – 4 pontos
4º – Millonarios – 1 ponto
Agora, a equipe tem mais dois jogos em casa para encerrar a primeira fase do torneio. Com a derrota para Palestino, Bolívar, e o empate com Millonarios, o Flamengo ficou pelo segundo ano consecutivo sem vencer fora de casa na fase de grupos.
Em 2023, sob o comando de Vitor Pereira e Jorge Sampaoli, a equipe perdeu para o Aucas e empatou com Racing e Ñublense. Nas oitavas de final, o time ainda foi derrotado para o Olimpia no Defensores del Chaco.
Com isso, a última vitória do Rubro-Negro fora de casa na Libertadores foi na semifinal de 2022. Na ocasião, a equipe derrotou o Vélez Sársfield por 4 a 0, no dia 31 de agosto, no Estádio José Amalfitani. Como a final contra o Athletico-PR foi disputado em jogo único, não entra na conta.
Veja a sequência sem vitórias do Flamengo fora de casa na Libertadores
2023
Aucas 2 x 1 Flamengo – 5/4/2023 – 1ª rodada
Racing 1 x 1 Flamengo – 4/5/2023 – 3ª rodada
Ñublense 1 x 1 Flamengo – 24/5/2023 – 4ª rodada
Olimpia 3 x 1 Flamengo – 10/8/2023 – oitavas de final
2024
Millonarios 1 x 1 Flamengo – 2/4/2024 – 1ª rodada
Bolívar 2 x 1 Flamengo – 24/4/2024 – 3ª rodada
Palestino 1 x 0 Flamengo – 7/5/2024 – 4ª rodada
A derrota para o Palestino
O Flamengo entrou em campo com o retorno de Everton Cebolinha e precisando vencer para continuar sonhando com o primeiro lugar do grupo. Apesar do domínio nos chutes e na posse de bola, o Rubro-Negro não fez uma boa primeira etapa. A equipe teve dificuldades para criar e chegou mais no abafa e na superioridade técnica do que em construções de jogadas.
O Palestino também teve algumas chances mas a defesa do Mais Querido se portou bem. O problema do time ficou mesmo na parte criativa, com alguns jogadores abaixo do que se espera.
Um chute mágico! Cornejo deu a vitória ao @CDPalestinoSADP contra o @Flamengo pela CONMEBOL #Libertadores. #AMagiaAcontece @CocaCola_Br pic.twitter.com/CZV8T5yxNF
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) May 8, 2024
Segundo tempo
Na etapa final, o jogo ficou mais aberto. Bruno Henrique desperdiçou uma chance clara, em rebote do goleiro. Porém, aos 64 minutos, o Flamengo sofreu um golpe duro. Em batida de escanteio, a bola sobrou para Fernando Cornejo na entrada da área, o jogador do time chileno acertou um chute de rara felicidade, sem chances para o goleiro Rossi.
Depois do gol, Tite colocou Gabigol e Luiz Araújo nos lugares de Allan e Bruno Henrique. Com as alterações, a equipe se lançou em busca do empate mas pouco conseguiu produzir. Sendo assim, o Flamengo volta do Chile com uma derrota amarga e agora passa a depender de outros resultados para se classificar.
Se serve de alento (provavelmente não nessa hora), mas se o Flamengo vencer os dois jogos em casa chega a 10 pontos
10 foi a pontuação que o time se classificou em 2019
— Fla Resenha | Flamengo (@SiteResenha) May 8, 2024
Próximo compromisso
A delegação retorna para o Rio de Janeiro onde enfrenta o Corinthians no sábado (11), às 16h, no Maracanã, pela sexta rodada do Brasileirão. Na Libertadores, o Flamengo volta a campo no dia 15 (próxima quarta-feira), para encarar o Bolívar, às 21h30, no Rio de Janeiro.
Rubro-Negro perde para o Palestino e se complica na Libertadores