Flamengo não brilha, mas vence o Palestino no Maracanã pela Libertadores

Rio – Foi mais complicado que o imaginado nas prévias, mas o Flamengo venceu a sua primeira partida na edição de 2024 da Conmebol Libertadores. Nesta quarta-feira (10), no Maracanã, o Rubro-Negro iniciou com controle total, foi dominado em grande parte da segunda etapa, mas conseguiu bater o Palestino (CHI) pelo placar de 2 a 0. Os gols do duelo pela segunda rodada do Grupo E foram marcados por Pedro e Léo Ortiz, estreante da noite.
Com o resultado, o clube da Gávea assumiu provisoriamente a liderança da chave com quatro pontos somados – o Bolívar (BOL) encara o Millonarios (COL) nesta quarta (11) e volta à ponta em caso de vitória. Os comandados de Tite voltam a campo no domingo (14), contra o Atlético-GO, no Serra Dourada, pela estreia no Brasileirão.
O jogo
Chegando para o duelo após conquistar o título do Campeonato Carioca, o Flamengo foi novamente com força máxima para não deixar dúvidas diante da equipe considerada a mais frágil do grupo. O Palestino, na estreia, levou de 4 a 0 do Bolívar (BOL) dentro de casa e chegou ao Rio para tentar uma recuperação.

Em campo, na primeira etapa, o Rubro-Negro foi para cima fazendo valer o favoritismo, controlou as ações ofensivas e pouco sofreu. Na linha de zaga, Tite promoveu a estreia de Léo Ortiz, que formou dupla com Léo Pereira, e houve bom encaixe na marcação. Os chilenos pouco assustaram e pareciam inofensivos.

O volume de jogo impressionou desde o apito inicial, e o placar foi aberto aos 20 minutos. Everton Cebolinha encontrou Ayrton Lucas na área, o lateral-esquerdo finalizou e a bola sobrou para Pedro, que, com categoria, limpou o goleiro Rigamonti com um toque por cima e completou de cabeça para o fundo da rede.

No decorrer da primeira metade do jogo, o Flamengo ainda acumulou diversas chances perdidas, parou na boa atuação de Rigamonti e, em lance que seria gol de placa, Dávila tirou em cima da linha a finalização de Cebolinha que iria no ângulo esquerdo. Sensação de que poderia ter sido um cenário mais fácil.

Retorno apagado

Na volta do intervalo, no entanto, o Flamengo pouco conseguiu jogar e viu o Palestino ter as melhores oportunidades. Grande arma do time carioca, a bola aérea dos chilenos assustou em lances de bola parada, com o goleiro Rossi precisando fazer boas intervenções.

O Palestino até conseguiu explorar bem os espaços dados pelo time de Tite, controlou o meio-campo com poucos embates físicos, tocou a bola em busca do terço final, mas a superioridade técnica foi escancarada. O Flamengo acordou no duelo, principalmente após as entradas de Bruno Henrique e Allan.

Com isso, as ações voltaram aos pés do Flamengo para uma estratégia de transição. Pedro chegou a ter gol anulado por posição irregular aos 31 do segundo tempo e desperdiçou boa oportunidade em contra-ataque, finalizando por cima quando saiu sozinho contra o goleiro.

Estreia com brilho

Para acalmar a situação no Maracanã, apareceu o estreante da noite: Léo Ortiz. Em meio à atuação sólida e vencendo duelos individuais, o zagueiro, aos 39 minutos, antecipou a marcação e completou para o gol o escanteio que veio da direita dos pés do jovem Lorran, que acabara de entrar no lugar de Arrascaeta. O tento anotado deu números finais e garantiu a primeira vitória do Rubro-Negro na Conmebol Libertadores.

Ficha técnica

Flamengo 2 x 0 Palestino (CHI)
Local: Maracanã
Data e hora: 10/4 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Arbitragem: Facundo Tello
Assistentes: Gabriel Chade e Sebastián Rainieri

Gols: Pedro 20’/1ºT e Léo Ortiz 39’/2ºT (FLA)

Cartões amarelos: Erick Pulgar e De la Cruz (FLA); Linares, Rojas, Cornejo e Ceza (CDP)

FLAMENGO: Rossi; Varela (Viña), Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, De la Cruz (Allan) e Arrascaeta (Lorran); Luiz Araújo (Bruno Henrique), Everton Cebolinha (Victor Hugo) e Pedro. Técnico: Tite.

PALESTINO: Rigamonti; Rojas, Ceza, Cristian Suárez e Zúñiga; Linares, Dávila (Cornejo) e Véjar (Palacio) ; Abrigo (Chamorro), Gonzalo Sosa (Marabel) e Benítez (Carrasco). Técnico: Pablo Sánchez.

Rubro-Negro começou controlando o jogo, retornou mal do intervalo e só foi aliviar a situação na reta final com gol marcado pelo estreante Léo Ortiz

About Author

Deixe um comentário

Previous post Léo Ortiz celebra gol em sua estreia pelo Flamengo na vitória pela Libertadores
Next post Com a proximidade do Brasileirão, Tite afirma: “Vamos sentar com a direção para estabelecer prioridades”