Rio – Após semanas, a Fifa definiu a situação envolvendo a vaga do Equador na Copa do Mundo. O Comitê de Disciplina da entidade rejeitou a denúncia do Chile e manteve a seleção equatoriana, classificada no campo, como representante do futebol sul-americano na competição do Catar. A federação chilena deverá recorrer sobre a decisão.
Byron CastilloFoto: Reprodução/Instagram
No último mês, a Federação de Futebol do Chile enviou uma denúncia ao comitê por conta da escalação do jogador Byron Castillo em jogos das Eliminatórias. O atleta, de 23 anos, teria utilizado uma certidão de nascimento falsa, declaração de idade falsa e falsa nacionalidade.
O processo movido pelo Chile afirmava existir inúmeras provas de que o jogador nasceu na Colômbia, e não no Equador. Além disso, ressalta que a FEF sabia da irregularidade nas documentações do jogador, mas não quis esclarecer os fatos. A federação pedia punição do Equador e também ao jogador.
O Equador terminou as Eliminatórias para a Copa na 4ª posição, com 26 pontos. O Chile, por sua vez, foi o 7º, com 19. Os chilenos se sentem prejudicados por Castillo ter jogado as duas partidas contra eles. Na sexta rodada, as seleções empataram em 0 a 0, e Byron entrou no segundo tempo. Na décima quarta, com o lateral entre os titulares, os equatorianos venceram por 2 a 0.
O Comitê de Disciplina da Fifa decidiu hoje encerrar o processo instaurado contra a Federação Equatoriana de Futebol (FEF) pela escalação do lateral direito Byron Castllo em jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Qatar.
No mês passado, a Federação de Futebol do Chile enviou uma denúncia ao comitê contra o jogador Byron David Castillo Segura e a Federação Equatoriana de Futebol, alegando que o atleta usou uma certidão de nascimento falsa, declaração de idade falsa e falsa nacionalidade.
RELACIONADAS
Equatoriano inova em cartaz e procura ‘sugar mommy’ para ir à Copa do Qatar
Futebol sem Fronteiras #53: Penta, 20 anos: Bastidores de quem viu de perto
Comitê da Fifa diz que Brasil e Argentina mancharam a reputação do futebol
O Chile afirmava que existiam inúmeras provas de que o jogador nasceu na Colômbia, e não no Equador. Além disso, ressalta que a FEF sabia da irregularidade nas documentações do jogador, mas não quis esclarecer os fatos.
O Equador terminou as Eliminatórias para a Copa na 4ª posição, com 26 pontos, e estará no Qatar. O Chile, por sua vez, foi o 7º, com 19. Os chilenos se sentem prejudicados por Castillo ter jogado as duas partidas contra eles.
Na 6ª rodada as equipes empataram em 0 a 0, e Byron entrou no segundo tempo, e na 14ª, com o lateral entre os titulares, os equatorianos venceram por 2 a 0.
Federação chilena irá recorrer de decisão da entidade máxima do futebol
About Author