Fábio Mahseredjian explica planejamento para jogos na altitude

EMANUEL MARTINS: O Flamengo já conhece os seus adversários e os dias que entrará em campo pela Libertadores, na última segunda-feira (18), foram definidos os grupos da principal competição da América do Sul e o Rubro-Negro vai encarar os seguintes times pelo grupo E: o Bolívar, da Bolívia, o Millonarios, da Colômbia e o Palestino, do Chile.

Você precisa saber:

Fábio Mahseredjian explica planejamento para jogos na altitude
Preparador físico do Flamengo comenta na FLA TV, o que deverá ser feito pela equipe nas partidas contra o Millonarios e o Bolívar
O Rubro-Negro estreia na Libertadores no dia 02 de março, diante do Millonarios, na Colômbia

Fábio Mahseredjian explica planejamento para jogos na altitude

Para os duelos contra o Millonarios e o Bolívar fora de casa, o Flamengo terá dois desafios além das equipes, a altitude, algo que foi comentado pelo preparador físico do clube, Fábio Mahseredjian, que já esteve nessas situações quando estava na Seleção Brasileira e também pelo Corinthians.

O profissional explicou com detalhes, como o Rubro-Negro deve se preparar para esses confrontos, que não foram comemorados pelos dirigentes do clube.

Experiência na altitude com a Seleção Brasileira em La Paz

“A logística para os jogos no Estádio Hernando Siles, casa do Bolívar, é feita da seguinte forma. A delegação chega a Santa Cruz de la Sierra, localizada no nível do mar, no dia anterior à partida e por lá dorme. A ida para La Paz ocorre em cima do horário da partida, cerca de três horas antes, e o grupo fica lá por no máximo seis”.

Não tem segredo, cara. Existem o que chamamos de “altas altitudes”, que são altitudes acima de 3 mil. Nessas altitudes, não é que o ar seja rarefeito. É que quanto mais você sobe, menor é a densidade do ar. E, como a densidade do ar é menor, você diminui a PO2 alveolar, a pressão parcial de oxigênio no teu alvéolo. E que diminui assim a captação de oxigênio.

Os jogos do Mengão na fase de grupos da @LibertadoresBR! #CRF #VamosFlamengo pic.twitter.com/odaDRZ8YiE

— Flamengo (@Flamengo) March 20, 2024

“Então, a altitude afeta o teu sistema de transporte de oxigênio, mas o mais importante são os efeitos agudos dessa exposição à altitude quando você sai do avião e você põe o pé para fora, a 3.600 metros, que é a altitude de La Paz. E no aeroporto é de até 4.000m. Você na hora começa a hiperventilar. O que é hiperventilar? Você fica ofegante sem perceber. Eu, que sou da área, percebo que estou ofegante. E todos os jogadores ficam ofegantes também. Isso desencadeia uma série de reações fisiológicas no teu organismo que demoram a aparecer”.

“Os sintomas a essas reações demoram aproximadamente seis horas a aparecer. Quais são esses sintomas? Dor de cabeça muito forte, náusea, ânsia de vômito, sangramento nasal. Você opta por chegar na hora do jogo somente por esse aspecto de sintomas que você tem da exposição aguda à altitude. Por quê? Fisicamente, você vai perder de qualquer forma. Você vai ter um decréscimo na potência e na capacidade aeróbica. Porque o seu sistema de transporte de oxigênio está afetado”.

Bogotá

Ah, dá para chegar (um dia antes). Normalmente costuma-se ir para treinar um dia antes lá. Então treinando um dia antes lá já é o suficiente. Eu já fui a Bogotá 850 mil vezes. Se você não fala para o jogador, ele nem sabe que tem atitude lá.

Preparador físico do Flamengo comenta na FLA TV, o que deverá ser feito pela equipe nas partidas contra o Millonarios e o Bolívar

About Author

Deixe um comentário

Previous post Confira quanto o Flamengo pode ganhar com uma possível venda de João Gomes para o Manchester United
Next post Atlético-MG age rápido, recebe sinal verde e inicia conversas com possível substituto de Felipão