Conmebol repudia comentário xenofóbico de dirigente da Fifa sobre Mbappé: ‘Ignorância’

Rio – A Conmebol encaminhou uma nota à Fifa na noite desta terça-feira (14) para repudiar a declaração xenofóbica de Arsene Wenger, chefe de desenvolvimento da entidade máxima do futebol, sobre Mbappé. Na última semana, o ex-treinador do Arsenal, da Inglaterra, que também é francês, projetou a carreira do atacante do PSG, caso não tivesse nascido na França.
“Se ele [Mbappé] tivesse nascido em Camarões, não teria se tornado o atacante que é hoje. Existe a Europa e existe o resto do mundo”, disse Arsene Wenger.
“A Conmebol está firmemente comprometida com o combate a expressões e gestos racistas ou discriminatórios, sejam eles provenientes de torcedores nos estádios, atletas e treinadores em campo, ou dirigentes, por meio de declarações públicas”, declarou a Conmebol no início da carta.
“As palavras de Wenger, além de revelar uma inusitada ignorância sobre a valiosa contribuição dos jogadores africanos para o futebol mundial — especialmente para o futebol europeu —, mostram um viés degradante que inviabiliza os esforços de atletas e instituições esportivas que não ‘estão na Europa’. Muitas vezes, os preconceitos mais condenáveis se disfarçam de reflexões ‘fundadas’ e ‘inteligentes'”, completou.
“Assim como os africanos, nós, sul-americanos, conhecemos muito bem e em primeira mão esse tipo de atitude, que nasce da crença de que o mundo começa e termina na Europa. O talento, o espírito de sacrifício e o desejo de superação dos jogadores africanos e sul-americanos devem ser valorizados e respeitados”, concluiu.

Confederação sul-americana encaminhou uma nota na noite desta terça-feira à entidade máxima do futebol

About Author

Deixe um comentário

Previous post La hermana de Neymar desata pasiones con su caliente percance en Miami
Next post LeBron James revela interesse na carreira de comentarista após se aposentar