Veja toda a trajetória e história da carreira de Rebeca Andrade, atleta do Flamengo
No topo aos 25 anos, Rebeca Andrade conquistou o ouro no solo nesta segunda-feira (05) nas Olimpíadas de Paris se tornou a maior medalhista brasileira de todos os tempos. Esta foi a quarta medalha conquistada pela ginasta do Flamengo nesta edição dos Jogos Olímpicos.
O que você saber:
Rebeca Andrade superou Simone Biles e conquistou o ouro no solo
Ginasta do Flamengo conquistou a sua quarta medalha nas Olimpíadas de Paris
Rebeca Andrade se tornou a maior medalhista brasileira de todos os tempos
A trajetória de Rebeca Andrade
Como a maioria dos brasileiros, a história de Rebeca Andrade nem sempre foi de glórias. A maior atleta olímpica do Brasil foi criada apenas pela sua mãe, Rosa, ao lado de sete irmãos, e uma periferia de Guarulhos. O apoio da família sempre foi fundamental para Rebeca, que se mudou sozinha para Curitiba aos 10 anos de idade para seguir seu sonho na Ginástica Artística.
Um ano depois da mudança para Curitiba, Rebeca Andrade tornou-se atleta do Flamengo em 2011, clube que permanece até hoje. A perseverança e superação de Rebeca são os pilares da sua carreira, onde superou três lesões gravíssimas no ligamento cruzado anterior do joelho para conseguir chegar ao topo
INÍCIO DE UM SONHO // DEU TUDO CERTO pic.twitter.com/qZZHr25rOm
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) August 5, 2024
Rebeca começou a sofrer com as lesões em 2015, quando acabou perdendo o Campeonato Mundial daquele ano. Entretanto, a ginasta se superou e em 2016 foi fundamental para ajudar a equipe brasileira a garantir a classificação para as Olimpíadas do Rio de Janeiro.
Já em 2017, Rebeca era uma das favoritas às conquistas de medalha geral no Mundial, mas acabou sofrendo sua segunda lesão no LCA, que a fez desistir da competição. Em 2018, Rebeca voltou a competir e conquistou a prata nos Jogos Pan-Americanos.
No ano seguinte Rebeca acabou sofrendo sua terceira lesão no mesmo local durante sua apresentação de solo nos Nacionais Brasileiros. Entretanto, o obstáculo não foi o bastante para parar a ginasta, que alcançou números impressionantes nas Olimpíadas de 2021, com uma medalha de ouro e uma de prata. No mesmo ano, ganhou dois ouros no Pan-Americano e no ano seguinte, mais uma de ouro e uma de bronze. Em 2023, Rebeca conquistou mais uma de ouro, três de prata e uma de bronze.
Foi com todo esse gás que Rebeca chegou às Olimpíadas de Paris neste ano de 2024. Apesar das três cirurgias no joelho, a ginasta brasileira conseguiu superar sua maior adversária, Simone Biles, conquistando o ouro no solo e se tornando a maior medalhista da história do Brasil. Além disso, Rebeca também garantiu a prata no salto, individual geral e o bronze na disputa por equipes.
Beijinho no ouro pro recalque passar longe
Ricardo Bufolin / CBG #FlaGinástica #Eletrobras #EletrobrasFla #RedeDOr pic.twitter.com/Kn0lCoFrnl
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) August 5, 2024
Rebeca Andrade é ouro
Ao som de Anitta, Beyonce e ‘Baile de Favela’, Rebeca Andrade deu um show na Arena Bercy, levando todos os presentes à loucura nas arquibancadas. Com uma apresentação impecável, a brasileira conseguiu a nota de 14.166, que lhe rendeu o lugar mais alto do pódio.
Rebeca Andrade conseguiu superar a americana Simone Biles, que cometeu alguns erros e recebeu a pontuação de 14.133, ficando com a medalha de prata. O bronze ficou com Jordan Chiles, também dos Estados Unidos.
É OUROOOO! É OUROOOOO! É OUROOOOOO! É OUROOOOOOOOOOOOO! REBECA ANDRADE FAZ APRESENTAÇÃO IMPECÁVEL NO SOLO, CONQUISTA SUA SEXTA MEDALHA E SE ISOLA COMO A MAIOR ATLETA BRASILEIRA DA HISTÓRIA DAS OLIMPÍADASSSS! VOCÊ É MONUMENTALLLLL, REBECA! HISTÓRICAAAAAAAA! A MAIOOOORRRRRR!… pic.twitter.com/6IsodklqZO
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) August 5, 2024
Maior medalhista olímpica do Brasil
Nos Jogos Olímpicos de Paris, Rebeca conquistou quatro medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e uma de bronze, que se juntam às outras duas que a brasileira conquistou em Tokyo 2020, uma de ouro e uma de prata. Desta forma, a ginasta do Flamengo se tornou a atleta brasileira com mais medalhas olímpicas em todos os tempos.
Atualização feita com sucesso!
Você é a história, Rebeca! #JogosOlímpicos #Paris2024 pic.twitter.com/aKROqEoGAc
— Time Brasil (@timebrasil) August 5, 2024
Ginasta rubro-negra conquistou a medalha de ouro no solo nesta segunda-feira (05)