Tite assume responsabilidade por má fase: “Se divide com o grupo mas é do técnico primeiro”
PAULO COSTA: O Flamengo se complicou no Grupo E da Libertadores ao perder por 1 a 0 para o Palestino, fora de casa. A derrota fez a equipe cair para o terceiro lugar. Sendo assim, o Rubro-Negro agora passa a depender de outros resultados para se classificar.
Você precisa saber
Flamengo perde para o Palestino fora de casa na Libertadores
Tite assume responsabilidade por má fase
Equipe não venceu nenhum jogo fora de casa na fase de grupos
Tite assume responsabilidade pelo momento ruim
Na entrevista coletiva depois da derrota do Flamengo, o técnico Tite conversou com a imprensa e chamou a responsabilidade pela má fase do time.
“Se assume primeiro com o técnico, porque é dele a responsabilidade maior. Mas se divide com o grupo todo de trabalho, mas é o técnico o primeiro. O momento, o trabalho, a parte tática, equilibrar todas essas situações físicas competem ao técnico. Ela é da individualidade, sim, dos atletas, mas é primeiro do técnico”, disse, antes de completar.
“Tem uma palavrinha que é muito importante no futebol, e o resultado te permite isso, que é gerador de confiança. O nível em que nós estávamos em determinado momento caiu porque também caiu a confiança. Tem o cunho tático para ajustar, o individual, o técnico e físico. É sempre um contexto todo. Esse aspecto de confiança te faz fluir com as coisas, e nós temos que resgatar.
Falta de confiança
Ainda na entrevista com os jornalista, o comandante analisou o resultado e citou que a confiança do time está baixa e que isso é um fator crucial no futebol.
“Tem uma palavrinha que é muito importante no futebol, e o resultado te permite isso, que é gerador de confiança. O nível em que nós estávamos em determinado momento caiu porque também caiu a confiança. Tem o cunho tático para ajustar, o individual, o técnico e físico. É sempre um contexto todo. Esse aspecto de confiança te faz fluir com as coisas, e nós temos que resgatar”, finalizou.
Equipe não venceu nenhum jogo fora de casa na fase de grupos
Além do resultado ruim, a equipe também não venceu nenhuma partida fora de casa na fase de grupos. Os dois jogos que restam na Libertadores são no Maracanã.
Em 2023, sob o comando de Vitor Pereira e Jorge Sampaoli, a equipe também não conseguiu vencer longe do Rio de Janeiro. Perdeu para Aucas e empatou com Racing e Ñublense. Nas oitavas de final, o time ainda foi derrotado para o Olimpia no Defensores del Chaco.
Com isso, a última vitória do Rubro-Negro fora de casa na Libertadores foi na semifinal de 2022. Na ocasião, a equipe derrotou o Vélez Sársfield por 4 a 0, no Estádio José Amalfitani, no dia 31 de agosto. Como a final contra o Athletico-PR foi disputado em jogo único, não entra na conta.
Veja a sequência sem vitórias do Flamengo fora de casa em Libertadores
2023
Aucas 2 x 1 Flamengo – 5/4/2023 – 1ª rodada
Racing 1 x 1 Flamengo – 4/5/2023 – 3ª rodada
Ñublense 1 x 1 Flamengo – 24/5/2023 – 4ª rodada
Olimpia 3 x 1 Flamengo – 10/8/2023 – oitavas de final
2024
Millonarios 1 x 1 Flamengo – 2/4/2024 – 1ª rodada
Bolívar 2 x 1 Flamengo – 24/4/2024 – 3ª rodada
Palestino 1 x 0 Flamengo – 7/5/2024 – 4ª rodada
Próximo compromisso
A delegação retorna para o Rio de Janeiro onde enfrenta o Corinthians no sábado (11), às 16h, no Maracanã, pela sexta rodada do Brasileirão. Na Libertadores, o Flamengo volta a campo no dia 15 (próxima quarta-feira), para encarar o Bolívar, às 21h30, no Rio de Janeiro.
Flamengo perde na Libertadores e se complica em busca da vaga