Ziraldo era apaixonado pelo Flamengo e desenhou mascotes da Copa União de 1987

Rio – O escritor e cartunista Ziraldo morreu neste sábado (6), aos 91 anos, no apartamento onde morava na Lagoa, Zona Sul. Além da literatura, o criador do “Menino Maluquinho” tinha outra paixão que fazia questão de não esconder: o Flamengo, seu time de coração.
Considerado um rubro-negro ilustre, Ziraldo tinha uma relação próxima com o Flamengo. Homenageou o clube ao escrever o livro “O Mais Querido em quadrinhos”. Depois, desenhou a logo da camisa “Eu amo o Fla”, comercializada em 2004 para arrecadar fundos para ajudar na construção de dois campos no Ninho do Urubu, na época ainda um centro de treinamento ainda embrionário. Em 2012, produziu uma marca para comemorar os 100 anos de futebol da equipe rubro-negra.
Mais do que apaixonado pelo Flamengo, Ziraldo era um grande fanático por futebol. Em 1987, aceitou o convite do Clube dos 13, que organizou a Copa União, o Campeonato Brasileiro daquele ano, para desenhar os mascotes dos 16 clubes que formaram o bloco principal da competição. O Rubro-Negro foi o campeão do torneio ao vencer o Internacional por 1 a 0 na decisão.

Homenagens

Nas redes sociais, diversos clubes brasileiros manifestaram pesar pela morte de Ziraldo. Até o momento da publicação desta matéria, o Flamengo, clube de coração do escritor, ainda não havia prestado nenhuma homenagem.

 Com grande pesar, o Esquadrão chora a partida do genial Ziraldo, hoje, aos 91 anos. O cartunista e escritor foi o autor do desenho do Super-Homem Mascote do Bahia em 1979. Nossa solidariedade a familiares e amigos do eterno criador do ‘Menino Maluquinho’. #BBMP pic.twitter.com/6sk9jU5EAe

— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) April 6, 2024

O São Paulo lamenta o falecimento do grande artista Ziraldo.

Em 1989, Ziraldo criou esta versão do nosso mascote, o Santo Paulo.

Desejamos força aos familiares e amigos neste momento, com a certeza de que sua arte estará para sempre na história brasileira. pic.twitter.com/fH0yGxQWNO

— São Paulo FC (@SaoPauloFC) April 6, 2024

O #Galo lamenta o falecimento do desenhista e escritor Ziraldo, neste sábado (6), aos 91 anos. O mineiro de Caratinga ficou conhecido por suas grandes obras, como o “Menino Maluquinho”, pelas suas charges e pela criação d’O Pasquim.

Nossos sinceros sentimentos a todos os… pic.twitter.com/2kK9q4H6oo

— Atlético (@Atletico) April 6, 2024

A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta o falecimento do desenhista e escritor Ziraldo, aos 91 anos. Criador de personagens icônicos, entre eles o Menino Maluquinho, Ziraldo lançou em 2010 o livro ilustrado “Verdão, o Campeão do Século”. Desejamos força aos familiares, amigos e… pic.twitter.com/tCcKyoW1OH

— SE Palmeiras (@Palmeiras) April 6, 2024

Hoje, o Brasil se despede de um ícone da literatura e da ilustração. Nos deixou neste sábado (6), Ziraldo, chargista, desenhista, jornalista e escritor.

Em suas obras, alguns trabalhos envolveram o futebol e o nosso Timão.

O Corinthians se solidariza com amigos, familiares e… pic.twitter.com/FFbrVlJdlw

— Corinthians (@Corinthians) April 6, 2024

Criador do ‘Menino Maluquinho’ morreu neste sábado, aos 91 anos

About Author

Deixe um comentário

Previous post Alvo do Botafogo, Benjamín Rollheiser é pouco aproveitado na Europa e reacende esperanças
Next post Richard brilha, pega dois pênaltis e Ceará é campeão cearense de 2024