Zico critica jogos em altitude: “É um absurdo que ainda se permita jogar”
PAULO COSTA: O maior ídolo da história do Flamengo, Zico, recebeu uma grande homenagem na manhã desta terça-feira (19). Em cerimônia realizada no AquaRio, Aquário Marinho do Rio de Janeiro, que fica na região central da cidade, o Galinho de Quintino foi condecorado com uma estátua de cera.
Você precisa saber
Zico foi homenageado no AquaRio e criticou jogos em altitude
Galinho de Quintino foi condecorado com uma estátua de cera
Flamengo tem dois jogos em altitude na fase de grupos da Libertadores
Após a celebração, Zico conversou com os jornalistas presentes e foi questionado sobre o grupo do Flamengo na Libertadores. O eterno camisa 10 da Gávea criticou bastante os jogos realizados em altitude.
“Esse é o grande adversário (altitude). Por mais que hoje a preparação seja diferente, mas lá em cima do morro, não tem preparação que dê jeito, só morando lá. Eu passei por isso, sofri muito lá, outros profissionais sofreram junto comigo. Teve jogo que não consegui nem sair do hotel, porque passei mal. Jornalistas sofreram”, disse Zico, antes de completar.
“É um absurdo que ainda se permita jogar futebol em locais que não tem a menor condição. É como na Europa jogar em frio abaixo de 5ºC, 6ºC. É um absurdo. Então, acho que o grande adversário do Flamengo vai ser isso. Principalmente porque não tem um período de adaptação.”
Calendário apertado
O Galinho também mencionou que a tabela do Flamengo vai ficar apertada com a proximidade da Libertadores, do Campeonato Brasileiro e dos dois jogos da final do Carioca.
“É jogo em cima de jogo. Flamengo tem uma tabela incrível, que joga de três em três dias, parece que durante quase dois meses. Tem que estar atento. Os jogadores tem que se resguardarem, se preocuparem com o descanso, alimentação e treinamento, para nesse período eles estarem bem para atingir o objetivo que é mais uma Libertadores, e tem capacidade e qualidade para isso, e tentar mais uma vez disputar o Mundial”, finalizou Zico.
Veja o vídeo
CRÍTICAS A JOGOS NA ALTITUDE! Zico afirmou que La Paz será o maior adversário do Flamengo na Libertadores e contou uma história de quando não conseguiu sequer sair do hotel por conta dos efeitos. Se liga! #Libertadores2024 pic.twitter.com/5HTfIA5i52
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) March 19, 2024
Altitude no Grupo E da Libertadores
De acordo com o sorteio realizado pela Conmebol, na última segunda-feira (18), o Rubro-Negro caiu no Grupo E da Libertadores, junto com Bolívar-BOL, Millonarios-COL e Palestino-CHI.
A estreia da equipe será diante do Millonarios, em Bogotá, com uma altitude de 2.600 metros e em meios às finais do Campeonato Carioca.
O sorteio também reservou o Bolívar no caminho do Flamengo. A equipe joga no estádio Hernando Siles, em La Paz, em uma altitude de 3600 metros. O Rubro-Negro já enfrentou o time boliviano fora de casa duas vezes e perdeu ambas: por 3×1 em 1983 e 1×0 em 2014.
O MENGÃO ficou no Grupo E da @LibertadoresBR com Bolívar (BOL), Millonarios (COL) e Palestino (CHI)! #CRF #VamosFlamengo pic.twitter.com/Av4t0jDwgB
— Flamengo (@Flamengo) March 19, 2024
Confira a tabela Rubro-Negra
Semana 3/4 – Millonarios x Flamengo
Semana 10/4 – Flamengo x Palestino
Semana 24/4 – Bolivar x Flamengo
Semana 8/5 – Palestino x Flamengo
Semana 15/5 – Flamengo x Bolivar
Semana 29/5 – Flamengo x Millonarios
Os 10 maiores artilheiros do Flamengo em Libertadores
Gabigol – 30 gols
Pedro – 19 gols
Bruno Henrique – 17 gols
Zico – 16 gols
Everton Ribeiro – 11 gols
Gaúcho – 10 gols
Tita – 10 gols
Arrascaeta – 8 gols
Marcelinho Carioca – 7 gols
Nunes – 7 gols
Galinho de Quintino foi homenageado no AquaRio e recebeu uma estátua de cera