Um ano e 18 dias – o que mudou no Flamengo desde a última estreia na Copa do Brasil?
PAULO COSTA: O Flamengo inicia sua trajetória na edição de 2024 da Copa do Brasil nesta quarta-feira (1º de maio), em duelo contra o Amazonas, às 21h30, no Maracanã, pela terceira fase do torneio.
Você precisa saber
Flamengo estreia na Copa do Brasil nesta quarta-feira (1º de maio)
Veja o que mudou desde a última estreia do clube no torneio
Rubro-Negro enfrentou o Maringá na estreia de 2023
Em busca do penta
Tetracampeão, o Flamengo vai em busca do pentacampeonato da Copa do Brasil. O último título do Rubro-Negro na competição foi em 2022, com Dorival Júnior no comando.
Anteriormente, o Mais Querido conquistou o torneio nos anos de 1990, 2006 e 2013. Agora, sob a batuta de Tite e após o vice em 2023, o torcedor deposita confiança na conquista de mais uma taça para galeria do clube.
O que mudou desde a última estreia
2023 foi um ano para esquecer na história do clube, ou para lembrar e não repetir os mesmos erros. Na Copa do Brasil do ano passado, o Flamengo estreou no dia 13 de abril, contra o Maringá, fora de casa. O resultado foi no mínimo decepcionante: 2 a 0 para o time paranaense.
Na ocasião, o Rubro-Negro foi comandado por Mário Jorge, que assumiu interinamente após demissão do português Vitor Pereira, que ficou apenas quatro meses à frente do clube e acumulou fracassos. O interino ainda permaneceu até a partida seguinte no Brasileirão, mas, com a pressão após a derrota para o Maringá, a diretoria decidiu correr atrás de Jorge Sampaoli, que rapidamente fechou.
Com o argentino, o Mais Querido goleou por 8 a 2 na partida de volta e passou de fase no torneio. O time chegou a ter apenas uma derrota em 22 jogos com Sampaoli, mas a relação não era boa com o treinador, que vivia altos e baixos no Flamengo. O estopim foi o soco do preparador físico Pablo Fernández no atacante Pedro, que ocorreu no vestiário do Estádio Independência, após a vitória sobre o Atlético-MG por 2 a 1, no dia 29 de julho.
Derrota na final da Copa do Brasil e Tite no comando
Apesar disso, o técnico se manteve no cargo e levou o Mais Querido para a final da Copa do Brasil. A inconstância no Brasileirão e o vexame na Libertadores fizeram com que a decisão no torneio fosse o ultimato de Sampaoli no clube.
Com duas atuações ruins, tanto no Maracanã, com derrota por 1 a 0, e no Morumbi, no empate por 1 a 1, fizeram o Flamengo perder o título e demitir Sampaoli logo em seguida. O escolhido para comandar o time na reta final do Brasileirão restando 12 jogos foi Tite, que estava parado desde a Copa do Mundo no Catar.
O novo técnico flertou com o título do Brasileirão mas cumpriu o objetivo de ficar entre os quatro e levar a equipe para a Libertadores de forma direta.
2024
Em 2024, o clube bateu recordes de mais tempo sem sofrer gols, mas, às vésperas de iniciar mais uma Copa do Brasil, o Flamengo não passa por uma boa fase, com um empate e duas derrotas em sequência.
Entretanto, Tite conta com a partida diante do Amazonas, no Maracanã, para dar um salto de qualidade no rendimento da equipe e voltar a apresentar um bom futebol novamente para o torcedor Rubro-Negro.
Rubro-Negro teve três técnicos diferentes e uma temporada para esquecer em 2023