Torcida Organizada do Flamengo sai em defesa de Gabigol em polêmica com exame antidoping

Gabigol viu seu nome nas manchetes na última sexta-feira (22) por conta de uma polêmica envolvendo uma denúncia de uma possível fraude do exame antidoping. Após a repercussão do caso e a defesa do camisa 10, a Torcida Organizada Raça Rubro-Negra divulgou uma nota em apoio ao atacante.

O que você precisa saber:

Raça Rubro-Negra sai em defesa de Gabigol em caso de denúncia
Jogador foi denunciado por uma possível fraude em exame antidoping
Situação aconteceu no dia 8 de abril

Confira a nota da Raça-Rubro-Negra:

“O G. R. M. C. Raça Rubro-Negra, vem, por intermédio desta, declarar através das suas redes sociais seu apoio ao atleta Gabriel Barbosa (Gabi). Vale ressaltar, que o atleta conquistou seu lugar no mais alto panteão na lista de grande ídolos da história do Flamengo.

Além de ter sido artilheiro de competições importantíssimas para o Flamengo, foi o grande herói da épica conquista da Libertadores da América na final única contra o River Plate (ARG), bem como no título da Libertadores contra o Athletico-PR, em 2022, atingido marcas históricas em números de gols com a camisa do clube.

Apesar de não ter feito uma boa temporada em 2023, pelo motivo já explanado pelo próprio em entrevistas, qual seja, “lesão”, acreditamos piamente na sua pronta recuperação, entendendo que o atleta tem total condições de permanecer no clube proporcionando alegria para nação rubro-negra.

Neste ato, ressaltamos, ainda, que nos solidarizamos com o atleta e, estaremos na torcida para que os fatos trazidos na data de hoje pelos veículos midiáticos sejam devidamente esclarecidos, a fim de que o mesmo possa estar em campo com o manto sagrado o mais breve possível”.

pic.twitter.com/P1sOkbLm4c

— Raça Rubro-Negra (@rrn_oficial) December 22, 2023

Pronunciamento de Gabigol e agradecimento

Após a repercussão do caso na última sexta-feira (22), Gabigol se defendeu das acusações por meio de nota oficial através de sua assessoria. O jogador também agradeceu o apoio dos torcedores do Flamengo nas redes sociais após as notícias.

Veja a nota de Gabigol:

“O atleta Gabriel Barbosa, sua família e staff tomaram conhecimento da matéria publicada nesta sexta-feira (22) pelo site Globo.com. O jogador do Flamengo vem a público confirmar que o exame foi realizado e o resultado apurado já deu negativo. Diante de tal informação, não há nada que possa ferir ou infringir as normas protocolares. Reiteramos que, em nenhum momento, o atleta tentou fraudar o exame.

Seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Att, Staff Gabigol e família”.

Agradecimento

Obrigado pelo apoio, e principalmente por entenderem que há algum tempo tem acontecido notícias falsas sobre mim! Eu e minha família agradecemos o apoio.. E, sabendo que Deus está no controle e nos livrando de todo mal , amém

— Gabriel Barbosa (@gabigol) December 22, 2023

Entenda o caso

Conforme os relatos que constam na denúncia contra Gabigol, o camisa 10 do Flamengo teria prejudicado o trabalho dos oficiais de diversas maneiras diferentes.

Além de ter feitos os oficiais esperarem, ele teria os desrespeitado e nao seguido os protocolos recomendados. Para a análise específica do material biológico, é recomendado que deve haver repouso de duas horas depois de atividade física, tempo que não foi cumprido por Gabigol.

Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Segundo os oficiais, o jogador não teria ido até eles antes do treino e quando a atividade se encerrou, foi almoçar. Além disso, o camisa 10 teria tratado a equipe com desrespeito, não seguiu os prtocolos indicados, depois de 90 minutos pegou o vaso coletor sem nenhum aviso e ainda se irritou ao ver que o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta.

Ao final, Gabigol ainda teria entregue o vaso aberto, contrariando as orientações recebidas. Na denúncia, consta que Gabigol se irritou por estar sempre na lista de jogadores que realizam o exame.

No dia 8 de abril, data da coleta, ele teria avisado aos oficiais que aquela seria a última vez que participaria do controle. O caso aconteceu na véspera do segundo jogo da final do Campeonato Carioca, quando o Rubro-Negro foi derrotado por 4 a 1 pelo Fluminense, que ficou com o título.

Julgamento

Com a denúncia, Gabigol irá a julgamento, ainda sem data marcada, no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) por infração do artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. Caso condenado, a pena pode ser de suspensão de até quatro anos.

Jogador foi denunciado por suposta tentativa de fraude de controle de dopagem

About Author

Deixe um comentário

Previous post Treinador adversário revela ‘perrengue’ com torcida do Flamengo – ‘Meus jogadores não me escutavam’
Next post Autoridade reguladora do controle antidoping emite nota rebatendo pronunciamento de Gabigol