Tite deixa o comando do Flamengo com 5º aproveitamento da gestão Landim – Veja o ranking
Apesar da vitória do Flamengo de 1 a 0 sobre o Athletico-PR no último domingo (29), Tite não suportou à pressão e acabou sendo demitido na manhã desta segunda-feira (30). O treinador, por sua vez, deixou o Rubro-Negro como décimo técnico da gestão de Rodolfo Landim e está entre os cinco melhores.
O que você precisa saber:
Tite não suportou a pressão e foi demitido do Flamengo
Rubro-Negro anunciou a demissão do treinador na manhã desta segunda (30)
Trabalho de Tite está entre os cinco melhores da gestão de Rodolfo Landim
Os números de Tite
Tite foi anunciado oficialmente pelo Flamengo no dia 9 de outubro de 2023 e fez sua estreia 10 dias depois, diante do Cruzeiro, pela 27ª rodada do Brasileirão, no Mineirão. Na ocasião, o treinador estreou com vitória de 2 a 0 com gols de Ayrton Lucas e Pedro.
Ao todo, Tite se despede do Flamengo com 70 jogos, sendo 41 vitórias, 13 empates e 16 derrotas, o que significa um aproveitamento de 64,7%. Além disso, o Rubro-Negro de Tite marcou 109 gols e sofreu 50. À frente do Mais Querido, Tite conquistou apenas o título do Campeonato Carioca de 2024 e amargou a eliminação nas quartas de final da Libertadores.
Veja o ranking de técnicos do Flamengo da gestão Landim:
1 – Jorge Jesus – 81,6%
2 – Renato Gaúcho – 72%
3 – Paulo Sousa – 66,7%
4 – Dorival Júnior – 66,7%
5 – Tite – 64,7%
6 – Abel Braga – 62,4%
7 – Domènec Torrent – 62,3%
8 – Jorge Sampaoli – 60,7%
9 – Rogério Ceni – 59,3%
10 – Vítor Pereira – 57,4%
Veja o comunicado do Flamengo:
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o técnico Tite e sua comissão técnica não comandam mais o elenco rubro-negro. A direção agradece aos profissionais e deseja sorte na continuidade de suas carreiras. Filipe Luís assume a equipe interinamente”.
Filipe Luís assumirá o comando interinamente
Com a demissão de Tite do cargo de treinador do Flamengo, Filipe Luís será o técnico interino até a diretoria anunciar um novo treinador. Vale lembrar que o ex-lateral é o comandante da equipe Sub-20 do Rubro-Negro e recentemente conquistou o título do Mundial de Clubes da categoria.
Clima insustentável
A relação da torcida do Flamengo com Tite já não era das melhores ao longo das últimas semanas por conta da sequência de resultados ruins e atuações abaixo do esperado. Entretanto, a “gota d’água’ para o rompimento definitivo foi a eliminação do Rubro-Negro nas quartas de final da Libertadores, na última quinta-feira (26), para o Peñarol.
Prova disso foi a reação dos torcedores presentes no Maracanã no último domingo (29), diante do Athletico-PR, que não pouparam Tite dos xingamentos do início ao fim da partida. Mesmo com a vitória no último minuto, o treinador foi xingado após o apito final com frases como: “Ei, Tite, vai tomar no c#”.
Durante a coletiva pós a partida, Tite foi questionado sobre a reação dos torcedores no Maracanã: “Nenhuma resposta a não ser trabalho e respeito às opiniões. Opinião se respeita, não se contrapõe”.
Próximo compromisso do Flamengo
Com Filipe Luís no comando, o Flamengo tem uma grande decisão pela frente nesta semana. O Rubro-Negro vai enfrentar o Corinthians, na quarta-feira (02), pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, no Maracanã.
A bola vai rolar às 21h45 (de Brasília), para o primeiro jogo da semifinal da competição nacional. Diferente do Flamengo, que venceu o Athletico-PR, o Corinthians chega para o duelo “em baixa”, já que perdeu o clássico para o São Paulo neste domingo (29), pelo Brasileirão.
Treinador foi demitido do cargo na manhã desta segunda-feira (30) e Filipe Luís assumirá interinamente