Técnico do Sesc/Flamengo e da seleção masculina de vôlei, conheça a trajetória vencedora de Bernardinho nas Olimpíadas
PAULO COSTA: Nesta sexta-feira (26) começa de fato as Olimpíadas de Paris 2024 com a abertura dos Jogos. Na cerimônia, as 205 delegações passarão pelo Rio Sena, cartão postal da cidade francesa.
Você precisa saber
Bernardinho é o técnico da seleção masculina de vôlei
Treinador vai disputar a oitava edição de Jogos Olímpicos da carreira
Em todas as edições que disputou, Bernardinho conquistou alguma medalha
Bernardinho, um dos maiores técnicos da história
Técnico do Sesc/Flamengo e da seleção masculina de vôlei, Bernardinho é um dos maiores treinadores da história dos esportes coletivos e vai para a oitava olimpíada na carreira: uma como jogador, duas como técnico da seleção feminina e, agora, a quinta pela equipe masculina.
Como prova da grandeza de Bernardinho, em todas as disputas de Olimpíadas, ele levou alguma medalha. Na primeira, como levantador reserva da seleção, ficou com a prata em 1984. Em 1996, já como treinador do time feminino, ficou com o bronze, assim como em 2000.
Para a edição seguinte dos Jogos, Bernardinho se tornou o técnico do masculino, onde levou o ouro em 2004, ficou com a prata em 2008 e 2012 e voltou a subir no lugar mais alto do pódio em 2016, no Rio de Janeiro. Depois disso, tirou um tempo sabático da seleção, que foi comandada por Renan Dal Zotto em Tóquio 2020.
Com os resultados ruins da modalidade, o treinador retornou ao comando da seleção masculina de vôlei há pouco mais de dois meses em busca de recolocar o Brasil no protagonismo do esporte novamente. Os tempos são outros e o país não chega com o mesmo favoritismo de antes. Porém, nada é tão complicado no esporte que Bernardinho não consiga resolver.
Flamengo conta com outros dois treinadores nas Olimpíadas
Além do gigante Bernardinho, o Clube de Regatas do Flamengo conta com mais dois treinadores nos Jogos Olímpicos. Carlos Matheus representa o Mais Querido na natação e Daniel Biscalchin integra o corpo técnico da ginástica artística.
18 atletas do Flamengo em Paris
Para o evento olímpico deste ano, o Mais Querido terá 18 atletas entre as modalidades como natação, judô, canoagem, ginástica e remo. Em algumas das modalidades, inclusive, chegam como favoritos. É o caso de Rebeca Andrade e Isaquías Queiroz.
Veja a lista de atletas do Flamengo nas Olimpíadas de 2024:
Guilherme Caribé e Murilo Sartori – Natação
Isaquías Queiroz, Mateus Nunes e Valdenice do Nascimento – Canoagem
Rafaela Silva – Judô
Alejandra Alonso (Paraguai) – Remo
Jade Barbosa, Rebeca Andrade, Lorrane Oliveira, Flavia Saraiva e Diogo Soares – Ginástica
Isaquías será o porta-bandeira do Brasil
Atleta da canoagem do Flamengo, Isaquías Queiroz será o porta-bandeira masculino do Brasil em Paris. Nos Jogos de 2024, o canoísta pode se tornar o maior medalhista olímpico brasileiro na história, se subir ao pódio nas duas competições em que irá disputar.
Isaquías já ganhou quatro medalhas na carreira. Os líderes são os ex-atletas da vela Torben Grael e Robert Scheidt, que subiram ao pódio cinco vezes cada.
“Expectativa muito boa para Paris. Vamos lá para brigar por duas medalhas, tanto no barco individual, quanto no barco de equipes. Poder chegar também à minha sexta medalha olímpica somente representando o Clube de Regatas do Flamengo, a Nação Rubro-Negra. Vai ser muito especial“, disse Isaquías.
Treinador vai para a oitava Olimpíada na carreira