Surfe: João Chianca avança às quartas de competição na Austrália

Rio – João Chianca voltou a competir no surfe. Após se recuperar de um grave acidente no Havaí, em dezembro, o número quatro do mundo no ano passado avançou às quartas de final do Challenger Series, nas águas de Gold Coast, na Austrália. A competição serve de acesso à elite do surfe mundial — mas Chumbinho tem a vaga garantida em 2025 por decisão da WSL (a organizadora do campeonato).
Chumbinho venceu a segunda bateria, com o somatório de 12,67 pontos, e superou o rival francês Tiago Carrique, com 6,06. Na próxima fase, João Chianca vai encarar Josh Burke, de Barbados, que eliminou o também brasileiro Deivid Silva por 9,34, a 7,44. Já Samuel Pupo e Ian Gouveia também garantiram vaga nas quartas de final após eliminarem Jacob Willcox e Alejo Muniz, respectivamente.
O Challenger Series, em Gold Coast, na Austrália, marcou o retorno de João Chianca no surfe. O brasileiro ficou cinco meses se recuperando do acidente sofrido em uma sessão de treinos em Pipeline, no Havaí, em dezembro, onde chegou a ficar desacordado debaixo d’água por três minutos. Por conta do acidente, ele não disputou a WSL, a elite do surfe mundial, em 2024.
Quarto colocado no mundial do ano passado, João Chianca garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. O brasileiro agora luta para recuperar o ritmo de competição para chegar bem nas Olimpíadas. Ele representará o Brasil ao lado de Filipe Toledo, atual bicampeão mundial — e que também não disputou a WSL em 2024 para tratar a saúde mental — e Gabriel Medina, vencedor do ISA Games, em Porto Rico.

Brasileiro retorna em grande estilo de olho nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

About Author

Deixe um comentário

Previous post Fluminense terá retorno de titulares para duelo contra o Atlético-MG
Next post Trabalho de Artur Jorge reflete em gol do Botafogo: ‘Construção, critério e chegada’