Senado terá CPI para investigar manipulação de resultados no futebol brasileiro
Rio – O senador Jorge Kajuru (PSD-GO) anunciou nesta terça-feira (2) o início dos trabalhos da CPI da Manipulação dos Jogos de Futebol. As investigações começarão ainda neste mês de abril. O presidente e o dono da SAF do Botafogo devem ser um dos primeiros a serem ouvidos.
Mais de 100 partidas de futebol disputadas em 2023 estão sob suspeita. Em entrevista à TV Senado, Kajuru afirmou que a CPI trará resultados e punições. Ele será o presidente da CPI da Manipulação de Resultados de Futebol, enquanto o senador Romário (PL/RJ) será o relator. A CPI vai convidar dirigentes, jogadores, árbitros e também corruptores.
O empresário americano John Textor, dono da SAF do Botafogo, afirmou em entrevista recente que possui provas de manipulação de resultados no futebol brasileiro. Ele ainda citou que o Palmeiras foi beneficiado nos últimos dois anos. O Alviverde repudiou e entrou com uma ação no STJD.
Desde o ano passado, John Textor diz ter provas de manipulação no futebol brasileiro. O estopim para o empresário americano foi a derrota do Botafogo diante do Palmeiras por 4 a 3, no Nilton Santos, de virada, pelo Brasileirão. Posteriormente, o Alvinegro perdeu a vantagem na liderança e o título brasileiro.
John Textor não apresentou provas e recusou a solicitação do STJD. O empresário americano afirmou que só vai apresentar as provas para a Justiça Comum. Por conta disso, ele ainda responderá pela infração ao artigo 223 do Código Brasileiro.
Entenda o caso
Em entrevista ao “Canal do Medeiros”, nesta última segunda-feira (1), o empresário John Textor afirmou ter provas de manipulação de resultado nos jogos do Palmeiras contra o São Paulo e Fortaleza, pelo Brasileirão de 2023. O dono majoritário da SAF do Botafogo não apresentou nenhuma prova e ressaltou que apresentará apenas para a Justiça Comum.
“Temos evidências pesadas, 100% confirmadas que Palmeiras vem sendo beneficiado por pelo menos duas temporadas. Desculpe se isso vai criar barulho, mas tenho evidências. Estou aqui para defender a honra do meu clube. É uma luta. Posso prometer a vocês que ninguém vai mexer nas nossas partidas desse ano”, disse John Textor.
Esta foi a segunda vez que John Textor citou o Palmeiras ao destacar sua investigação sobre manipulação da arbitragem do Brasil. A polêmica entre os clubes vem desde a virada sofrida pelo Alvinegro dentro do Nilton Santos, quando vencia por 3 a 0 e perdeu por 4 a 3 para o Alviverde. O Glorioso perdeu o título brasileiro para o clube paulista.
Mais de 100 partidas de futebol disputadas em 2023 estão sob suspeita