Ronaldo Fenômeno cria produtora de conteúdo e vai cobrir Copa do Catar

Rio – Ronaldo Fenômeno administra o Cruzeiro e o Valladolid, da Espanha, faz lives com frequência na RonaldoTv, seu canal na Twitch, tem seu próprio podcast, Fenômenos, é dono de uma startup de finanças e de outros empreendimentos e agora acaba de lançar uma produtora de conteúdo, a Beyond Films, que pertence à Oddz Network, uma holding (que tem participação acionário em outras empresas) cujo ex-jogador é o principal acionista. Como fazia nos gramados, ele tem ganhado experiência, estofo e aprendido a se posicionar cada vez melhor como empresário. Não é de hoje que Ronaldo mostra essa característica, como contou o Estadão no ano passado sobre a vida de empresário do jogador. Já estão planejados o lançamento de dois documentários e uma “megacobertura” da Copa do Mundo do Catar.

Ronaldo vai aproveitar o acesso que tem dentro da Fifa para produzir conteúdos que só ele seria capaz. O plano é conversar com astros do futebol mundial e fazer análises das partidas da competição. Os vídeos estarão disponíveis na RonaldoTv. “Se ele encontrar o Zidane, por exemplo, no hotel da Fifa, vamos ter a possibilidade de gravar um papo entre os dois”, exemplifica Marco Antônio Araújo, CEO da Beyond Films.

No início de 2021, Ronaldo inaugurou a Oddz Network, junto com os sócios Eduardo Baraldi, Otávio Pereira e Gabriel Lima, este dono de ações minoritárias atualmente. A empresa agrega os negócios do ex-atleta em mídia e entretenimento em atividades que vão além das realizadas pela agência de marketing esportivo e entretenimento Octagon, também de propriedade do ex-atacante.

Atuando em novos formatos de entretenimento, a Odzz trabalha com temas como big data, games, eSports, gestão e experiências esportivas, tecnologia e produção de conteúdo audiovisual. Neste ano, haverá uma rodada de investimentos no mercado que permitirá que investidores comprem 15% do negócio. A ideia é receber aportes somados de até R$ 200 milhões, o que faria o grupo ser avaliado em mais de R$ 1 bilhão.

A Beyond Films existe desde 2019, mas havia ficado paralisada, com projetos engavetados. Eles saíram do papel e a empresa, que tem Bruno de Luca, Cacá Ferrari e Vitor Rios como sócios, foi reativada em maio deste ano. “O Ronaldo já produzia conteúdo. Nesse caso, o filho nasceu antes da mãe”, conta Araújo. Ele fez essa afirmação porque a Ronaldo TV e o Fenômenos Podcast, que são produtos da Beyond, já existiam antes do lançamento da produtora audiovisual.

Ao criar sua produtora, uma startup de mídia e conteúdo, Ronaldo repete um modelo que existe nos Estados Unidos com outros atletas, como LeBron James e Kevin Durant, astros da NBA. Nessa experiência, eles estão à frente do negócio, participam e lucram com os conteúdos produzidos e vendidos.

Ronaldo, segundo as pessoas que trabalham com ele, sócios ou colaboradores, tem a ambição de ser um dos principais empresários do mundo e alcançar sucesso parecido com o que teve nos gramados. Está cada vez mais conectado às novas tecnologias e aberto às possibilidades. Ele é dono de empresas de segmentos diferentes, mas que se conectam à sua história.

“O Ronaldo é um cara super participativo. Ele coloca a mão, participa de reuniões, do dia a dia da empresa. Eu diria que o Ronaldo está na fase mais produtiva da carreira dele desde que deixou os gramados”, afirma o executivo, que trabalha com Ronaldo há quase um ano. “É o Ronaldo gestor e o Ronaldo produtor de conteúdo. Ele está na frente das câmeras produzindo conteúdo e ao mesmo tempo está fazendo toda gestão da empresa”.

DOCUMENTÁRIOS

A produtora lançará dois documentários em breve: um sobre parte da carreira do próprio Ronaldo, com imagens inéditas entre 1998 e 2002, quando ele protagonizou uma reviravolta pouco vista na história do esporte, e outro que vai abordar os bastidores da temporada do Cruzeiro, que encaminha sua volta para a primeira divisão – lidera a Série B do Brasileiro em sua terceira temporada na Segundona.

O primeiro a que o público terá acesso será o documentário sobre a carreira do Fenômeno, uma vez que o projeto está na fase final de produção, com mais de 90% das entrevistas feitas. Para os mais novos, Ronaldo festejou no dia 30 de junho, 20 anos da conquista do penta, quando fez os dois gols na vitória sobre a Alemanha na final da Copa do Mundo de 2002. O conteúdo estará disponível em outubro. “Posso dizer que terão revelações inéditas do Ronaldo e imagens raríssimas que o público brasileiro nunca viu”, adianta Araújo.

Sobre o Cruzeiro, a ideia é exibir em uma série documental a saga do time em campo com o objetivo de retornar à elite do futebol brasileiro e também o trabalho de reestruturação do clube sob o comando de Ronaldo, com as dificuldades que o gestor encontrou ao comprar 90% da SAF (Sociedade Anônima do Futebol), incluindo a saída do ídolo Fábio, as divergências com os conselheiros e, principalmente, o cenário caótico em relação às finanças, com uma dívida que supera R$ 1 bilhão. A produção poderá ser vista em janeiro de 2023.

“A produção vai ter um olhar amplo sobre a reconstrução não só do Cruzeiro, mas do futebol brasileiro nessa era das SAFs. Vai abordar esse cenário tendo o Cruzeiro como fio condutor, com entrevistas com outros gestores também”, explicou.

Ex-jogador administra o Cruzeiro e o Valladolid, da Espanha

About Author

Deixe um comentário

Previous post Desde el sillón Morena Beltrán mostró de más con un minishort
Next post Belo fará show no Maracanã antes do duelo entre Fluminense e Ceará