Retrospecto do Flamengo na altitude preocupa para o jogo contra o Bolívar – veja
Na tarde desta quarta-feira (21), o Flamengo embarcou rumo à Bolívia, onde encara o Bolívar nas oitavas de final da Libertadores. No primeiro momento, o elenco rubro-negro ficará em Santa Cruz de La Sierra, no nível do mar, e só parte para a altitude de La Paz horas antes do duelo na quinta (22). O retrospecto nas alturas inclusive preocupa, apesar da vantagem de 2×0 construída pelo rubro-negro no primeiro jogo.
O que você precisa saber:
Flamengo e Bolívar se enfrentam nas oitavas de final da Copa Libertadores 2024
Mais Querido venceu o primeiro jogo por 2×0, e agora decide a vaga na altitude
Retrospecto do Mais Querido acima do nível do mar não é positivo para o rubro-negro
Retrospecto do Flamengo acima dos 2.500 metros:
Jorge Wilstermann 1 x 2 Flamengo – Libertadores 1981
Bolívar 3 x 1 Flamengo – Libertadores 1983
Real Potosí 2 x 2 Flamengo – Libertadores 2007
Cienciano 0 x 3 Flamengo – Libertadores 2008
Real Potosí 2 x 1 Flamengo – pré-Libertadores 2012
Bolívar 1 x 0 Flamengo – Libertadores 2014
Santa Fé 0 x 0 Flamengo – Libertadores 2018
San José 0 x 1 Flamengo – Libertadores 2019
LDU 2 x 1 Flamengo – Libertadores 2019
Independiente Del Valle 2 x 2 Flamengo – Recopa Sul-Americana 2020
Independiente Del Valle 5 x 0 Flamengo – Libertadores 2020
LDU 2 x 3 Flamengo – Libertadores 2021
Independiente Del Valle 1 x 0 Flamengo – Recopa Sul-Americana 2023
Aucas 2 x 1 Flamengo – Libertadores 2023
Millonarios 1 x 1 Flamengo – Libertadores 2024
Bolívar 2 x 1 Flamengo – Libertadores 2024
Como foi o primeiro jogo
Precisando fazer o resultado dentro de casa, o Flamengo começou com tudo. Com domínio na posse de bola, a equipe chegou no primeiro gol aos 30 minutos. Em bela troca de passes que começou com Pulgar, passou por Léo Pereira, De La Cruz, Arrascaeta e Pedro, o camisa 9 colocou Luiz Araújo na cara do gol. O camisa 7 teve tranquilidade para tirar do goleiro Lampe e abrir o placar no Maracanã.
Porém, cinco minutos depois o time teve uma péssima notícia. Pedro arrancou em direção ao gol e sentiu o músculo posterior da coxa. No mesmo instante, o jogador parou e pediu substituição. Tite colocou Gabigol no lugar do camisa 9.
O DECISIVO Luiz Araújo.
O passe do Pedro também foi espetacular.https://t.co/GhHmxIly5I
— Planeta do Flamengo (@fla_infos) August 16, 2024
Etapa final
Os minutos iniciais da equipe não foram bons. No meio do segundo tempo, Tite colocou Carlinhos no lugar de Erick Pulgar e lançou o time mais ainda para frente. Depois, o treinador ainda colocou Wesley na vaga de Varela.
O segundo do Rubro-Negro na partida saiu aos 43 minutos. Luiz Araújo bateu escanteio e encontrou Léo Pereira dentro da área. O gol deu um grande alívio para a torcida, que desejava uma vantagem para decidir na altitude. Logo depois, Gabigol deu uma arrancada e, assim como Pedro, sentiu a posterior da coxa e precisou sair.
Cabeça boa! É Léo Pereira!
@Flamengo CONMEBOL #Libertadores #GloriaEterna | #FLAxBOL pic.twitter.com/uORKbe0CZA
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) August 16, 2024
Como o técnico Tite já havia feito as três paradas de substituições possíveis, o Flamengo terminou a partida com um jogador a menos em campo.
De volta ao campo
Após a derrota para o Botafogo no último domingo (18), o Flamengo virou a chave e focou na preparação para a decisão nas oitavas de final da Libertadores contra o Bolívar. Com vantagem de 2×0, o Mais Querido embarca rumo à Bolívia na quarta-feira (21), já que na quinta (22), encara os donos da casa.
Após o confronto decisivo no torneio internacional, o Flamengo retorna ao Brasil, onde tem duelo em casa pelo Brasileirão. No domingo (25), o Mais Querido recebe o Red Bull Bragantino na vigésima quarta rodada da competição nacional.
O Flamengo iniciou nesta segunda (19), a preparação para enfrentar o Bolívar, pelas oitavas da @Libertadores. #VamosFlamengo #CRF pic.twitter.com/1BHGAJ9bdu
— Flamengo (@Flamengo) August 19, 2024
Desfalques no Flamengo
Com o corte de Wesley por lesão muscular, o Flamengo agora tem uma extensa lista com sete desfalques para um dos mais importantes duelos neste ano. Além do lateral, o Mais Querido não poderá contar com: Matías Viña, Allan, Arrascaeta, Gabigol, Pedro e Everton Cebolinha.
Antes de mais nada, é preciso lembrar que tanto Cebolinha, quanto Viña, estão fora do restante da temporada. A dupla passou por processo cirúrgico e só deve retomar na próxima temporada. Pedro e Gabigol, por sua vez, devem voltar já no próximo mês, enquanto Arrascaeta ainda não tem data certa para o retorno. Allan será poupado por apresentar traços falcêmicos, o que pode atrapalhar o desempenho do atleta na altitude.
O treino do Flamengo
Por outro lado, boas notícias também aconteceram no Flamengo nesta semana: De La Cruz e Luiz Araújo treinaram normalmente junto ao elenco na terça (20). Vale lembrar que a dupla teve problemas por desgaste físicos e perderam o clássico diante do Botafogo, no último domingo (18). Portanto, o treino de quarta-feira (21) será providencial para entender se os dois poderão de fato estarem disponíveis na Libertadores.
Mais Querido atuará a 3.600m acima do nível do mar nas oitavas de final da Libertadores