Resposta Histórica: Cristo Redentor reflete uniforme dos ‘Camisas Negras’ do Vasco

Rio – No dia que celebra o centenário da Resposta Histórica, o Vasco da Gama realizou uma ação marcante no principal símbolo do Rio de Janeiro. No início da noite deste domingo (7), o clube divulgou fotos da parceria que projetou o uniforme utilizado pelos Camisas Negras no Cristo Redentor. 
O monumento expôs não só a camisa da equipe campeã carioca em 1923, com elenco formado por negros, pobres e operários, como também um selo em homenagem aos 100 anos da carta enviada pelo presidente José Augusto Prestes. Nela, o clube se recusou a participar de uma nova liga formada no futebol carioca com exigências de exclusão dos que não fossem brancos e de classes sociais privilegiadas.
Cristo Redentor reflete uniforme do Vasco no centenário da Resposta HistóricaMarcelo Wance/Vasco
“A Resposta Histórica nasceu nos campos de futebol, no Vasco, mas ela ultrapassou os limites da comunidade vascaína. Mais do que um manifesto, a Resposta Histórica enfrentou o debate sobre a importância de lutar e se posicionar contra o racismo. O centenário da Resposta Histórica propõe uma reflexão: apesar dos avanços da sociedade brasileira desde 1924, ainda estamos longe de extinguir, definitivamente, todas formas de preconceito, sejam elas raciais, socioeconômicas e culturais. Espero que nos próximos 100 anos, a Resposta Histórica seja a lembrança de um tempo que não existe mais”, disse Pedrinho, presidente do Vasco. 
O ex-jogador, ídolo e agora mandatário do Cruz-Maltino disse que a Resposta Histórica deve ser comemorada e afirmou que ela é o maior título da história do clube.
“Nasci e joguei no Vasco. Ganhei títulos, e agora, tenho a honra e responsabilidade de ser presidente. Vivi e vivo intensamente a história do clube. Porém, a maior conquista aconteceu fora de campo, em 1924, a Resposta Histórica. E somente o Cristo Redentor pela imponência de ser um patrimônio da humanidade (pela Unesco) poderia mostrar a real importância do centenário desse marco, por tudo que ele representa para a cidade, para o Brasil e para o mundo. Não posso deixar de agradecer a todos que viabilizaram a ideia que tivemos e que compreenderam a importância da mensagem”, concluiu.

Clube comemora neste domingo (7) o centenário da carta enviada pelo presidente José Augusto Prestes, marco do clube na luta contra o racismo no futebol

About Author

Deixe um comentário

Previous post Gerson celebra título do Flamengo e admite: ‘Feliz por continuar jogando futebol’
Next post Vídeo: suspenso, Gabigol recebe medalha de campeão carioca pelo Flamengo