Relembre o ano de 2023 do Flamengo
PAULO COSTA: O Flamengo teve um ano de muitas decepções. O clube iniciou 2023 cheio de expectativas por conta do ótimo segundo semestre em 2022. No entanto, o Mais Querido teve uma péssima temporada, sendo mencionada pela torcida como uma das piores dos últimos tempos.
Você precisa saber
Relembre o ano de 2023 do Flamengo
Clube disputou sete títulos e perdeu todos
Flamengo teve três treinadores e um interino no ano
Troca inesperada no comando
O Rubro-Negro entrou em 2023 com Vitor Pereira no lugar de Dorival Júnior e sete títulos para disputar. Até hoje a torcida não entendeu as motivações da diretoria para a troca de treinador. Jogadores do elenco, inclusive, já deram entrevistas e mostraram surpresa com a decisão.
Primeiro título perdido – Supercopa
Com poucos jogos no Campeonato Carioca como preparação, o Flamengo teve pela frente o Palmeiras, no dia 28 de janeiro, na final da Supercopa. Na primeira decisão com Vitor Pereira, o time foi derrotado por 4 x 3.
Decepção no Mundial
Logo em seguida, no início de fevereiro, o clube teve o importante jogo da semifinal do Mundial de Clubes pela frente, contra o Al-Hilal. A expulsão de Gerson nos minutos finais do primeiro tempo condicionou o resultado da partida.
Salem Al-Dawsari (2x) e Luciano Vietto fizeram os gols da vitória para o Al-Hilal, enquanto Pedro (2x) descontou para o Flamengo. Na decisão do terceiro lugar, a equipe derrotou o Al Ahly, do Egito, por 4 x 2, mas os efeitos da não ida para a final causou impactos no clube.
Mais dois títulos perdidos e demissão
No final do mês, outro revés na equipe de Vitor Pereira. O Mais Querido perdeu a decisão da Recopa para o Independiente del Valle, nos pênaltis, diante de um Maracanã lotado. Era o terceiro título perdido em dois meses.
Sendo assim, o treinador português chegou para a final do Estadual na corda bamba. Após vencer o Fluminense no primeiro jogo por 2 x 0, o Flamengo foi goleado por 4 x 1 na partida da volta e viu o rival levantar o título carioca.
Troca no comando
A situação do treinador ficou insustentável. A direção decidiu demitir Vitor Pereira e contratar Sampaoli, desejo antigo da cúpula Rubro-Negra. O treinador teve início regular e conseguiu avançar de fase na Copa do Brasil e passou em 2º no Grupo A da Libertadores.
Novos fracassos e agressão
O Flamengo chegou a ter uma boa sequência mas a eliminação precoce nas oitavas de final da Libertadores, para o Olimpia-PAR, deixou a torcida enfurecida. Aliado ao caso do soco do preparador físico Pablo Fernández no atacante Pedro, e a falta de diálogo do treinador com o elenco, o clima ficou difícil para Sampaoli.
O argentino, então, teve sua última cartada na final da Copa do Brasil, diante do São Paulo. Novamente o elenco do Flamengo não correspondeu e acabou perdendo mais um título. O jogo do título no Morumbi marcou a última de Jorge Sampaoli no comando do Rubro-Negro.
Tite chega para salvar o ano
O time fez dois jogos do Brasileirão com Mário Jorge, até que Tite desistiu do ano sabático pós Copa do Mundo e acertou para ser o novo técnico do clube.
O Clube de Regatas do Flamengo informa que fechou acordo com o técnico Tite para comandar o elenco profissional. O treinador assinou contrato até dezembro de 2024 e inicia o trabalho no Rubro-Negro a partir de amanhã.
A comissão técnica do novo comandante contará com os… pic.twitter.com/2InjKMkoKt
— Flamengo (@Flamengo) October 9, 2023
Com 12 jogos restantes na temporada, o comandante chegou com a missão de levar o Flamengo com vaga direta para a Libertadores de 2024. Em determinado momento, o Mengão chegou a sonhar com o título do Brasileirão.
Porém, os atletas sucumbiram mais uma vez. Com a dura derrota por 3 x 0 para o Atletico-MG, no Maracanã, na antepenúltima rodada, o clube deixou escapar o campeonato que estava em aberto.
Ao menos, a vaga direta para a Libertadores de 2024 foi conquistada e o Flamengo terminou em 4º lugar, especialmente por conta da reta final vexatória que fez o Botafogo.
Números do time em 2023
Ao todo, o Flamengo disputou 76 partidas na temporada, venceu 41 jogos, teve 20 derrotas e 15 empates, além de registrar 120 gols marcados e 80 sofridos.
Time Rubro-Negro teve um ano de decepções com sete títulos perdidos e três treinadores diferentes