Relembre as escalações de Flamengo e Vasco no gol do tri de Petkovic
PAULO COSTA: 27 de maio é uma data histórica para a torcida Rubro-Negra. Neste mesmo dia, em 2001, o Flamengo vencia o Vasco por 3 a 1, com um gol memorável de falta de Petkovic, aos 43 minutos do segundo tempo e conquistava o tricampeonato carioca seguido em cima do maior rival.
Você precisa saber
Gol histórico de Petkovic contra o Vasco completa 23 anos
Confira as escalações de cada time naquela partida
Romário e Gamarra foram desfalques de cada lado
O gol está marcado para sempre no coração dos torcedores, assim como o duelo, que reuniu grandes craques e dois técnicos lendários do futebol carioca. Veja abaixo:
Escalações
Flamengo: Júlio César; Alessandro (Maurinho), Fernando, Juan e Cássio; Leandro Ávila, Rocha, Beto (Jorginho) e Petkovic; Reinaldo (Roma) e Edilson. Técnico: Zagallo.
Vasco: Helton; Clebson, Geder (Odvan), Torres e Jorginho Paulista; Fabiano Eller, Paulo Miranda, Pedrinho (Jorginho) e Juninho Paulista; Euller e Viola (Dedé). Técnico: Joel Santana.
Desfalques
Dois dos principais nomes de cada lado, Romário, que brigava pela artilharia com Edílson, não jogou pelo lado do Vasco, enquanto o Flamengo não teve o zagueiro paraguaio Gamarra.
Ficha técnica
Local: Maracanã
Competição: Final do Carioca
Data: 27 de maio de 2001
Árbitro: Léo Feldman
Gols: Edilson 23’/1T; Juninho Paulista 40’/1T; Edílson 8’/2T e Petkovic 43’/2T
23 anos do gol que mudou minha carreira e grande parte da minha história.
O #Maracanã explodiu, e nos tornamos tricampeões!
Obrigado, nação rubro-negra, por cada momento de alegria.
ESSE #GOL É NOSSO #Petkovic #GoldoPet #flamengo @Flamengo pic.twitter.com/57EdQJ27lS
— Petkovic Oficial (@Petkovic10) May 27, 2024
Bastidores do Tri!
Em um vídeo especial preparado pelo FlaResenha, separamos diversos relatos de ex-jogadores e treinadores do Flamengo falando sobre esta importante conquista. Confira a seguir histórias contadas pelo próprio Petkovic, autor do gol do título, além de Zagallo, treinador do time na conquista e que faleceu no início deste ano.
“Não quer falar, não gosta, tudo bem. Agora, dentro de campo, tem que dar a bola um pro outro e não pode ser diferente, se não as coisas não vão caminhar e eu quero ser campeão aqui”, contou Zagallo sobre conversa que teve com os jogadores antes da partida sobre o clima ruim no vestiário.
O jogo histórico
Nas duas finais anteriores (1999 e 2000), o Flamengo tinha derrotado o Vasco. Portanto, era uma oportunidade de conseguir um feito raro: ser tricampeão seguido contra o mesmo adversário.
O time rival vivia uma época de ouro, com dois títulos brasileiros e uma Libertadores no espaço de cinco anos. O Rubro-Negro, por sua vez, enfrentava dificuldades no cenário nacional e continental, além de constantes atrasos de salário.
Precisando vencer por dois gols de diferença, o Flamengo foi com tudo para cima do Vasco. Aos 20 minutos do primeiro tempo, Beto limpou o marcador e encontrou Cassio na esquerda. O lateral deu um drible seco em Clébson e foi derrubado dentro da área. Artilheiro da edição do carioca de 2001, Edílson Capetinha foi para a cobrança e deslocou o goleiro Helton para abrir o placar no Maracanã.
No final do primeiro tempo, o Mais Querido teve uma ducha de água de fria. Aos 40 minutos, a bola sobrou para Viola. O atacante invadiu a área e passou para Juninho Paulista deixar tudo igual.
Segundo tempo
Porém, comandado pelo aguerrido Zagallo, o Flamengo não se entregou. Logo no início da etapa final, o time voltou a ficar na frente. Aos 8 minutos, Cassio recebeu aberto na esquerda e deixou com Petkovic. O sérvio conduziu a bola até a área, deixou Paulo Miranda caído no chão e cruzou na cabeça de Edílson.
O gol inflamou o time e a torcida Rubro-Negra no Maracanã. Enquanto os jogadores se lançavam para o ataque em busca do terceiro, o jovem Júlio Cesar fechava tudo lá atrás contra o poderoso ataque do Vasco e mantinha vivo o sonho do tri.
Até que aos 43 minutos, Petkovic se imortalizou de vez no panteão de ídolos do clube. Edílson sofreu falta distante do gol, mas o sérvio não quis nem saber, pegou a bola e em um chute de magistral, acertou o ângulo de Helton para dar o terceiro título carioca seguido ao Flamengo.
Veja os melhores momentos
jogo contava com grandes estrelas de cada lado