Regulamento da Fifa pode atrapalhar plano do Flamengo em relação ao convocados – entenda

EMANUEL MARTINS: No último final de semana, o Flamengo derrotou o Vasco pelo placar de 6 a 1, no Estádio do Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, após isso, o elenco do Mais Querido ganhou folga de três dias e volta a treinar na próxima quinta-feira (06), sem os atletas Matías Viña, De La Cruz, Varela, Arrascaeta e Erick Pulgar, que estão a serviço de suas seleções nessa Data Fifa.

Você precisa saber:

Regulamento da Fifa pode atrapalhar plano do Flamengo em relação ao convocados – entenda
Rubro-Negro tem esperança que atletas que foram chamados nessa Data Fifa, estejam presentes no duelo contra o Grêmio
As federações uruguaia e chilena, não liberaram os jogadores para jogar a partida diante do time gaúcho no próximo dia 13

Regulamento da Fifa pode atrapalhar plano do Flamengo em relação ao convocados – entenda

Após a goleada sobre o Vasco no último final de semana, o elenco do Flamengo ganhou folga e os jogadores convocados se apresentaram as suas seleções, pensando já no duelo diante do Grêmio, na próxima semana, a diretoria Rubro-Negra comunicou as federações uruguaia e chilena, que gostaria de contar com os jogadores para o confronto contra o tricolor gaúcho, pedido que foi rejeitado.

Por isso, o Flamengo fez um plano, para trazer os jogadores de volta para o Rio de Janeiro, para atuarem nessa partida, tendo em vista que a Data Fifa vai até o dia 11, o jogo acontece no dia 13 e dia 14, os atletas devem se apresentar as suas seleções, para iniciarem os treinamentos para a Copa América.

Porém, plano do Flamengo pode ir por água abaixo, isso porque no Regulamento sobre Status e Transferência de Jogadores (RSTP) da Fifa, no anexo “Liberação de Jogadores para Times da Associação” (seleções), o parágrafo 7 do artigo “Princípios para o Futebol Masculino” determina que:

“Para uma competição final no sentido dos parágrafos 2 e 3 acima (nota da redação: o parágrafo 2 trata da obrigação dos clubes em liberar seus jogadores nas Datas Fifa enquanto o 3 aborda o calendário da entidade), os jogadores devem ser liberados e iniciar a viagem para suas equipes nacionais o mais tardar na manhã de segunda-feira da semana anterior à semana em que a competição relevante começa e devem ser liberados pela associação na manhã do dia seguinte à última partida de seu time no torneio”.

Com a Copa América tendo início no dia 20 de junho (quinta-feira), a segunda-feira da semana anterior cai no dia 10. Ou seja, dentro da outra Data Fifa, que termina no dia 11. Por isso, as seleções vão emendar um período no outro.

Como o Rubro-Negro não conseguiu a liberação com as seleções, é improvável que Matías Viña, De La Cruz, Varela, Arrascaeta e Erick Pulgar estejam disponíveis para o jogo diante do Grêmio.

Foto: Gilvan de Souza / CRF

Confira quantos jogos os atletas podem perder durante a Copa América

Flamengo x Grêmio – 8ª rodada do Campeonato Brasileiro – 13/06 – Estádio do Maracanã
Athletico x Flamengo – 9ª rodada do Campeonato Brasileiro – 16/06 – Ligga Arena
Flamengo x Bahia – 10ª rodada do Campeonato Brasileiro – 20/06 – Estádio do Maracanã
Fluminense x Flamengo – 11ª rodada do Campeonato Brasileiro – 23/06 – Estádio do Maracanã
Juventude x Flamengo – 12ª rodada do Campeonato Brasileiro – 26/06 – Estádio Alfredo Jaconi
Flamengo x Cruzeiro – 13ª rodada do Campeonato Brasileiro – 30/06 – Estádio do Maracanã
Atlético Mineiro x Flamengo – 14ª rodada do Campeonato Brasileiro – 03/07 – Arena MRV (em caso de eliminação na primeira fase, Pulgar pode ficar à disposição e os uruguaios terão possibilidade remota)
Flamengo x Cuiabá – 15ª rodada do Campeonato Brasileiro – 06/07 – Estádio do Maracanã
Flamengo x Fortaleza – 16ª rodada do Campeonato Brasileiro – A definir (caso cheguem longe na competição, podem perder até o duelo diante dos cearenses)
Rubro-Negro tem esperança que atletas que foram chamados nessa Data Fifa, estejam presentes no duelo contra o Grêmio

About Author

Deixe um comentário

Previous post Maurício valoriza vitória do Internacional, mas afirma: “Poderia ter sido mais”
Next post Além do Vasco, relembre goleadas históricas do Flamengo sobre Fluminense e Botafogo