Reforço para o Flamengo! Até que dia vale o efeito suspensivo de Gabigol?

Nesta terça-feira (30), o Flamengo recebeu um “reforço” caseiro para os seus próximos compromissos na temporada. Isso porque Gabigol recebeu efeito suspensivo e está liberado para voltar a atuar pelo Rubro-Negro. Desta forma, o camisa 10 poderá entrar em campo nesta quarta-feira (01), contra o Amazonas, pela Copa do Brasil.

O que você precisa saber:

Gabigol recebe efeito suspensivo e está liberado para jogar pelo Flamengo
Corte Arbitral do Esporte concedeu, de forma unânime, o efeito suspensivo ao atacante
Camisa 10 poderá entrar em campo contra o Amazonas nesta quarta-feira (01)

Até quando é válido efeito suspensivo?

Apesar da Corte Arbitral do Esporte ter concedido o efeito suspensivo a Gabigol, o camisa 10 do Flamengo ainda pode voltar a ser suspenso pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD). Isso porque o atacante ainda não foi absolvido da acusação de forma definitiva, entretanto, a sua defesa está confiante.

O efeito suspensivo concedido a Gabigol nesta terça-feira (30) é válido até que o Tribunal conceda uma sentença final sobre um recurso. Ou seja, o camisa 10 está liberado para atuar pelo Flamengo até que haja um novo parecer sobre a situação, o que pode fazer com que o atacante seja absolvido definitivamente ou suspenso mais uma vez.

Gabigol se manifestou

Através das suas redes sociais, Gabigol publicou um vídeo em comemoração à sua liberação para voltar a atuar pelo Flamengo. Sem nenhuma legenda, o vídeo aparece uma animação do camisa 10 correndo em direção ao Maracanã.

Veja a publicação:

pic.twitter.com/Uv7SdaFn1W

— Gabriel Barbosa (@gabigol) April 30, 2024

Enqunto o recurso da suspensão de Gabigol é julgado, o camisa 10 já está liberado para voltar a atuar com a camisa do Flamengo a partir desta terça-feira (30). Inclusive, o atacante já poderá ser relacionado para a partida desta quarta (01), quando o Rubro-Negro estreia na Copa do Brasil contra o Amazonas.

Gabigol longe dos gramados

Vale lembrar, que antes de receber a punição com a suspensão de dois anos do futebol, Gabigol já não vinha atuando constantemente pelo Flamengo. A última vez que o camisa 10 entrou em campo foi no dia 25 de fevereiro, na vitória de 2 a 0 contra o Fluminense, pela Taça Guanabara.

Após isso, o atacante, que vinha sendo opção de Tite no banco de reservas, ficou fora dos jogos por conta de lesões. No dia 25 de março, o atleta recebeu a suspensão de dois anos por tentativa de fraude no exame antidoping.

Veja a publicação do Flamengo sobre a liberação de Gabigol:

O atleta Gabriel Barbosa está liberado para atuar nas competições disputadas pelo Clube de Regatas do Flamengo. A defesa do atacante conseguiu o efeito suspensivo por decisão unânime.

— Flamengo (@Flamengo) April 30, 2024

O julgamento do efeito suspensivo de Gabigol na Corte Arbitral do Esporte (CAS) começou na segunda-feira (22) da semana passada, mas sem uma definição no mesmo dia. Já nesta terça (30), a defesa de Gabigol, de forma unânime, conseguiu a aprovação pra o camisa 10 retornar às atividades pelo Flamengo já a partir desta terça-feira (30).

Como funcionou o julgamento

Gabigol foi julgado no CAS com o seguinte processo: três árbitros participaram do julgamento, sendo um deles indicado pela defesa de Gabigol, outro pela ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) e por fim, um indicado pelo CAS, que é considerado o presidente da mesa.

A defesa de Gabigol entrou com pedido de efeito suspensivo no Tribunal da Fifa, localizado na Suíça, no início de abril. Após cinco semanas, o pedido foi aceito por unânimidade no tribunal com uma mesa formada por um inglês, indicado pela defesa de Gabigol, outro inglês e um suíço, indicados pela Corte. Os três votaram a favor do efeito suspensivo do atacante, que aguarda votação do recurso da punição.

Em defesa de Gabigol, seus advogados do escritório de Bichara e Motta, usaram o fato do resultado do resultado do julgamento do camisa 10 ter sido apertado e não de forma unânime, com um placar de cinco votos favoráveis à pena e quatro contrários.

Defesa de Gabigol conseguiu efeito suspensivo de forma unânime na Corte Arbitral do Esporte

About Author