Presidente do Flamengo reclama de calendário e comenta sobre o Mundial em 2025: “Expectativa de que paralise o campeonato”

EMANUEL MARTINS: Em 2025, o Flamengo estará na disputa do Super Mundial de Clubes, que ocorrerá entre os dias 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos. Em entrevista ao ‘GE’, o presidente Rodolfo Landim, comentou sobre como será o calendário do Mais Querido para o ano que vem e fez críticas as organizações das datas.

Você precisa saber:

Presidente do Flamengo reclama de calendário e comenta sobre o Mundial em 2025: “Expectativa de que paralise o campeonato”
Rodolfo Landim concedeu entrevista para o ‘GE’ na semana passada e comentou sobre o planejamento que precisa ser feito visando o Mundial
O mandatário Rubro-Negro falou da importância do Campeonato Brasileiro e de como a competição tem sido o “patinho feio”

Presidente do Flamengo reclama de calendário e comenta sobre o Mundial em 2025: “Expectativa de que paralise o campeonato”

Calendário do futebol brasileiro

A minha percepção de como isso funciona: nos estaduais são 16 datas, e as federações estaduais acabam reagindo demais para que aquilo seja modificado. E politicamente elas têm um peso muito grande, porque quando você olha o colégio eleitoral para se eleger o presidente da CBF são 27 federações que têm peso 3, então elas têm 81 votos. Os 20 clubes da Série A com peso 2 e os da Série B com peso 1, eles (juntos) têm 60 votos. No momento em que elas dizem: “Olha, não quero que modifique o número de datas que eu tenho do meu campeonato regional”. Isso traz um problema para a CBF, porque são os principais eleitores do colégio eleitoral que estão ali dizendo que não querem modificar aquilo.

 

Foto: Reprodução/ge

“Você tem que seguir a Fifa e em segunda linha a Conmebol. E aí o que que acaba acontecendo: elas fazem as competições delas, tem uma competição no Brasil que é organizada pela própria CBF (Copa do Brasil), e para mim ficou muito claro que a CBF acaba priorizando essa competição”.

“Os próprios clubes chegaram a uma discussão de calendário esse ano e propuseram, por exemplo, que em vez de utilizar várias datas do Brasileiro (para a Copa América), usar parte dessas datas colocando a Copa do Brasil. De forma que equilibrasse um pouco mais a competição em que a gente perdesse jogadores numas fases mais preliminares da Copa do Brasil, onde talvez a competição não fosse tão grande, para poder preservar um pouco o Brasileiro. E a decisão da CBF foi: “Não, eu não vou modificar, eu faço o calendário”. O que que acaba acontecendo? Você tem de um lado as competições estaduais com um peso político enorme; de cima, as competições da Fifa e da Conmebol que marcam o seu calendário; e o que sobra são Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro”.

O Brasileiro, que na minha maneira de ver deveria ser a competição de maior importância para o Brasil, é o patinho feio. Todo e qualquer ajuste que é feito no calendário acaba sendo no Brasileiro. Em vez de preservar esse que seria o mais importante campeonato, ele acaba sendo o mais impactado de todos pelo calendário. O que é muito lamentável.

 

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Nova liga dos Clubes

“Um dos movimentos que a gente tem e que os clubes discutem na criação da liga é exatamente por isso, porque aí a liga vai fazer o seu próprio calendário e aí os outros campeonatos é que iriam ter que se ajustar. Sem ter uma liga forte e tendo peso para poder fazer isso, você acaba sendo obrigado a perder datas do campeonato para utilizar jogadores com data Fifa e prejudicando o seu campeonato”.

Super Mundial de Clubes em 2025

Esse planejamento do próximo ano é algo que a gente ainda precisa de uma série de informações que venham até da própria Fifa. O que temos é a data, o que já dá uma ideia para tentar começar a conversar com a CBF. E no caso do Flamengo, entendo que pelo menos Fluminense e Palmeiras, você tem três clubes que já estão podendo ter um quarto classificado para o Mundial, a expectativa que nós temos é a de que haja uma paralisação no campeonato. Porque assim, um absurdo no meio de um campeonato te tirar também durante não sei quantos jogos em que você está disputando um Mundial da Fifa. É um negócio louco, né? Mas nem isso até hoje foi claramente dito, que essa paralisação vai existir no ano que vem. Então isso é uma preocupação enorme que temos.

Presidente do Flamengo concedeu entrevista para o ‘GE’ na semana passada e comentou sobre o planejamento que precisa ser feito visando o Mundial

About Author

Deixe um comentário

Previous post Léo Condé analisa derrota para o Botafogo e vê Vitória vivo na Copa do Brasil
Next post Landim faz um balanço no Rubro-Negro e explica estratégia para a janela do meio do ano: “Vamos ficar olhando”