Por que São Judas Tadeu é considerado o padroeiro do Flamengo?
Uma das datas mais importantes na história do Flamengo e de qualquer torcedor rubro-negro é o dia 28 de outubro, dia de São Judas Tadeu. Considerado o ‘Dia do Flamenguista’, a celebração do Santo Padroeiro é uma tradição sagrada para qualquer apaixonado pelo Mais Querido.
O que você precisa saber:
Dia de São Judas Tadeu é comemorado no dia 28 de outubro
O Santo é padroeiro do Flamengo
A comemoração é uma das mais importantes da história rubro-negra
Um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, São Judas Tadeu foi canonizado após a realização de diversos milagres e ficou conhecido como padroeiro das causas impossíveis. Mas você pode se perguntar: o que isso tem a ver com o Flamengo? Pois bem, o Padroeiro deu uma “ajuda” para o Rubro-Negro em uma missão considerada muito difícil na época.
São Judas Tadeu e Flamengo
No final da década de 40, início dos anos 50, o Flamengo vinha de um jejum amargo de nove anos sem ser Campeão Carioca, considerado na época, o principal torneio disputado pelos clubes do Rio de Janeiro. Naquele ano de 1953, o Rubro-Negro somava 10 títulos estaduais e a última conquista havia sido em 1944. Por conta disso, a diretoria do Mais Querido resolveu recorrer a São Judas Tadeu, o santo das causas impossíveis.
Desta forma, o então presidente do Flamengo em 1953, Gilberto Cardoso e seu braço direito no clube, Fadel Fadel, foram até à capela de São Judas Tadeu, onde foi realizada uma missa pelo Padre Góes em intenção da recuperação do Flamengo. Tal fato fez com que os dirigentes do Rubro-Negro se tornassem devotos do Padroeiro. Após a missa, o padre também foi à Gávea visitar os jogadores.
Em conversa com os dirigentes, o Padre Góes afirmou que o Flamengo conquistaria o título do Campeonato Carioca daquele ano e daria fim ao jejum de nove anos no Estadual. O Padre também pediu que os jogadores acendessem uma vela em intenção a São Judas Tadeu e, posteriormente, o Rubro-Negro conseguiu o troféu do torneio, acabando com a sequência negativa sem a conquista.
Na época, o Jornal dos Sports publicou um trecho da conversa entre o Padre Góes e os dirigentes do Flamengo, em que o sacerdote falou sobre a volta por cima do Rubro-Negro.
“Não posso afirmar, como conhecedor do football, que o Flamengo será campeão. Mas sinto que vocês alcançarão o triunfo, se quiserem, e essa afirmação eu faço como sacerdote, como intercessor junto a São Judas Tadeu“, declarou Padre Góes.
Dia do Flamenguista
Por conta da devoção dos rubro-negros a São Judas Tadeu, foi criado o ‘Dia De Flameguista’ na mesma data do santo Padroeiro. A data foi criada em 2007 pelo então prefeito do Rio de Janeiro, César Maia.
Desde então, no dia 28 de outubro, na Paróquia de São Judas Tadeu é celebrado o dia do Padroeiro e do dia do torcedor flamenguista em conjunto, recebendo milhares de torcedores ao longo de todo o dia.
No dia 28 de outubro é celebrado o dia do Santo Padroeiro e o ‘Dia do Flamenguista’