Por que Richard Ríos, do Palmeiras, saiu do Flamengo?

Atualmente no Palmeiras, Richard Ríos, que vinha sendo titular na equipe de Abel Ferreira, apareceu no futebol brasileiro quando ainda estava na base do Flamengo, em 2019. Entretanto, após atuações de destaque no time paulista, muitos flamenguistas se perguntaram o motivo do Rubro-Negro não ter mantido o colombiano na equipe principal.

O que você precisa saber:

Richard Ríos surgiu no futebol brasileiro na base do Flamengo
Colombiano foi vendido ao Palmeiras
Diretoria rubro-negra entendia que haviam outros à frente do colombiano

Após o bom início de Richard Ríos no Palmeiras na temporada de 2023, onde disputou 53 jogos, marcou três gols e deu uma assistência, surgiu a questão do porquê da não permanência do colombiano no Flamengo. Entretanto, a resposta é simples: Na época, a diretoria rubro-negra enxergava outros jogadores à frente do jogador.

Richard Ríos no Flamengo

Richard Rios era destaque na seleção de futsal colombiana quando o Flamengo o contratou para atuar na equipe sub-20 em 2019. Após a realização de testes e o processo de adaptação, o jogador logo foi aprovado e assinou seu primeiro contrato para integrar a equipe Sub-20 do Rubro-Negro.

Em 2020, Richard Ríos chegou a estrear pela equipe profissional do Flamengo, justamente contra o Palmeiras. Na época, o elenco principal sofreu um surto de Covid-19 e a comissão técnica precisou acionar diversos jogadores da base para entrarem em campo.

Foto: Divulgação Flamengo

Em 2021, Richard Ríos chegou a participar de quatro partidas, mas não teve mais chance na equipe profissional. Isso porque a diretoria e comissão técnica do Flamengo entendiam que João Gomes e Hugo Moura, jogadores da mesma posição do colombiano, estavam à sua frente.

Empréstimos

Sem sequência no Flamengo, Richard Ríos acabou sendo emprestado ao Mazatlan, do México, porém, sofreu grave lesão no ligamento cruzado do joelho direito e ficou fora dos gramados por um bom tempo. Após retornar às atividades no time mexicano em 2022, o colombiano atuou em apenas 22 minutos em uma partida e por conta do longo período de inatividade, os mexicanos optaram por não fazer a compra do jogador.

Em junho de 2022 Richard Ríos retornou ao Flamengo, mas não estava nos planos do técnico Paulo Sousa e por conta disso, ficou treinando separado do elenco profissional. Com a saída do português, Dorival Júnior também manteve a mesma decisão, o que fez com que o colombiano fosse emprestado ao Guarani, de São Paulo.

Chegada ao Palmeiras

Após atuações de destaque no Campeonato Paulista e na Série B pelo Guarani em 2023, Richard Ríos despertou interesse de equipes como Palmeiras, Corinthians e Internacional. No entanto, a equipe de Abel Ferreira acertou a compra do colombiano por R$ 6 milhões, o que rendeu R$ 1,5 milhão de lucro ao Flamengo.

Foto: Divulgação Palmeiras

Pelo time Alviverde, Richard Ríos teve atuações de destaque e chegou a ser titular absoluto da equipe de Abel Ferreira. Com a camisa do Palmeiras o colombiano já atuou em 69 jogos, marcou três gols e deu duas assitências, além de ter conquistado os títulos do Brasileirão de 2023 e o Paulistão de 2024.

Flamengo em campo

Na noite desta quarta-feira (10), Flamengo entra em campo para enfrentar o Palestino pela segunda rodada da Copa Libertadores. A dupla, que vem de tropeço na primeira rodada, tenta reencontrar o caminho das vitórias. A bola rola às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.

Colombiano foi contrato para o Sub-20 do Rubro-Negro e acabou não tendo espaço na equipe principal

About Author