Por brigas de torcedores na arquibancada, Grêmio perde três mandos de campo na Série B

O Grêmio foi punido com a perda de três mandos de campo, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por causa da briga entre torcedores, no empate por 2 a 2, contra o Cruzeiro, pela 25ª rodada da Série B. Além do gancho, o clube recebeu uma multa de R$ 100 mil.

A decisão cabe recurso e o departamento jurídico do Grêmio já manifestou que vai recorrer da punição e buscar um efeito suspensivo ainda nesta terça-feira. O clube pretende postergar a pena até o julgamento do recurso no Pleno do STJD.

O número de jogos de punição é o mesmo de rodadas como mandante que o Grêmio terá até o fim da Série B, sem contar a partida de hoje, contra o Sport, que será disputada na Arena do Grêmio. Caso não consiga um efeito suspensivo, o Tricolor terá que jogar contra CSA, Bahia e Brusque, 100 quilômetros de distância de Porto Alegre.

“Não era previsível. O Grêmio fez 19 identificações e entendia que a pena excludente, que se aplica para todo mundo, poderia ser aplicada para o Grêmio também. Vamos reformular o recurso e buscar o efeito suspensivo. Tem situações de brigas generalizadas anteriores em estádios que ainda não foram julgadas. Há muitos interesses em jogo e precisamos atuar com cautela de modo a preservar os nossos interesses”, comentou o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, antes da partida contra o Sport.

O Grêmio foi denunciado nos artigos 211 (deixar de garantir segurança para a realização da partida) e 213 (deixar de tomar providências para prevenir desordens). No primeiro artigo foi absolvido, mas no segundo foi punido pela maioria de votos dos auditores da Segunda Comissão Discliplinar. O árbitro da partida, Bráulio da Silva Machado, relatou na súmula as brigas de torcidas, que o fez paralisar o jogo por duas vezes no primeiro tempo.

“Informo que aos 27 minutos do primeiro tempo o jogo foi paralisado por 3 minutos, e aos 33 minutos do primeiro tempo retornou a ser paralisado por 4 minutos, sendo que em ambas paralisações o motivo foi por um confronto generalizado entre torcedores que estavam na área destinada à equipe mandante. Informo ainda que em ambos momentos foi necessário a intervenção da polícia para acabar com o confronto. Após o jogo fomos informados pelo comandante do policiamento que os envolvidos foram detidos e identificados”.

O Juizado do Torcedor já tinha interditado a Arquibancada Norte da Arena, setor que aconteceram as brigas entre três torcidas organizadas, que também foram suspensas de frequentar o estádio. O clube conseguiu recorrer da decisão e reabriu o espaço para torcedores.

Clube é julgado e punido pelo STJD. Decisão cabe recurso

About Author

Deixe um comentário

Previous post Galvão Bueno confirma data do último ‘Bem, Amigos!’, que terá transmissão da Globo
Next post Com escolha de torcedores que possuem o Fan Token $MENGO, Flamengo lançará camisa nas cores do Brasil