Petkovic comemora 23 anos de gol histórico no Vasco: “Mudou minha carreira”

PAULO COSTA: 27 de maio é uma data histórica para a torcida Rubro-Negra. Neste mesmo dia, em 2001, o Flamengo vencia o Vasco por 3 a 1, com um gol memorável de falta de Petkovic, aos 43 minutos do segundo tempo e conquistava o tricampeonato carioca seguido em cima do maior rival.

Você precisa saber

Petkovic comemora 23 anos de gol histórico no Vasco
Gol do sérvio faz aniversário neste dia 27 de maio
Jogador se imortalizou como um dos grandes ídolos do clube

Protagonista maior do jogo e imortalizado na galeria de ídolos do Mais Querido desde esse dia, o sérvio Dejan Petkovic celebrou nas redes sociais o gol histórico.

23 anos do gol que mudou minha carreira e grande parte da minha história. O Maracanã explodiu, e nos tornamos tricampeões! Obrigado, nação rubro-negra, por cada momento de alegria. Esse gol é nosso“, escreveu Pet.

23 anos do gol que mudou minha carreira e grande parte da minha história.

O #Maracanã explodiu, e nos tornamos tricampeões!

Obrigado, nação rubro-negra, por cada momento de alegria.

ESSE #GOL É NOSSO #Petkovic #GoldoPet #flamengo @Flamengo pic.twitter.com/57EdQJ27lS

— Petkovic Oficial (@Petkovic10) May 27, 2024

Como foi o jogo histórico

Nas duas finais anteriores (1999 e 2000), o Flamengo tinha derrotado o Vasco. Portanto, era uma oportunidade de conseguir um feito raro: ser tricampeão seguido contra o mesmo adversário.

O time rival vivia uma época de ouro, com dois títulos brasileiros e uma Libertadores no espaço de cinco anos. O Rubro-Negro, por sua vez, enfrentava dificuldades no cenário nacional e continental, além de constantes atrasos de salário.

O duelo reservou o encontro de diversas estrelas do futebol: Júlio César, Juan, Petkovic, Edílson e Zagallo de um lado, contra Pedrinho, Juninho Paulista, Euller, Viola e Joel Santana do outro.

Petkovic faz o gol do tri estadual de 2001 – Créditos: Reprodução ESPN

Precisando vencer por dois gols de diferença, o Flamengo foi com tudo para cima do Vasco. Aos 20 minutos do primeiro tempo, Beto limpou o marcador e encontrou Cassio na esquerda. O lateral deu um drible seco em Clébson e foi derrubado dentro da área. Artilheiro da edição do carioca de 2001, Edílson Capetinha foi para a cobrança e deslocou o goleiro Helton para abrir o placar no Maracanã.

No final do primeiro tempo, o Mais Querido teve uma ducha de água de fria. Aos 40 minutos, a bola sobrou para Viola. O atacante invadiu a área e passou para Juninho Paulista deixar tudo igual.

Foto: Divulgação

Segundo tempo

Porém, comandado pelo aguerrido Zagallo, o Flamengo não se entregou. Logo no início da etapa final, o time voltou a ficar na frente. Aos 8 minutos, Cassio recebeu aberto na esquerda e deixou com Petkovic. O sérvio conduziu a bola até a área, deixou Paulo Miranda caído no chão e cruzou na cabeça de Edílson.

O gol inflamou o time e a torcida Rubro-Negra no Maracanã. Enquanto os jogadores se lançavam para o ataque em busca do terceiro, o jovem Júlio Cesar fechava tudo lá atrás contra o poderoso ataque do Vasco e mantinha vivo o sonho do tri.

Até que aos 43 minutos, Petkovic se imortalizou de vez no panteão de ídolos do clube. Edílson sofreu falta distante do gol, mas o sérvio não quis nem saber, pegou a bola e em um chute de magistral, acertou o ângulo de Helton para dar o terceiro título carioca seguido ao Flamengo.

Veja os melhores momentos

Sérvio anotou o gol do título marcante em cima do Vasco em 2001

About Author

Deixe um comentário

Previous post Futebol masculino: Corinthians tem treino tático para encarar Racing-URU
Next post CBF acha solução para recuperar jogos atrasados do Brasileirão: Data FIFA e inversão de mandos