Paulo Sousa, Andreas… Veja o que mudou no Flamengo desde último duelo com o Bragantino

São quase quatro meses desde que o Flamengo perdeu por 1 a 0 para o Bragantino, em Bragança Paulista, e o técnico Paulo Sousa foi demitido. E muita coisa mudou desde então. Da desconfiança e da pressão da torcida à possibilidade de conquistar a Copa do Brasil e a Libertadores, o Rubro-Negro que entrará em campo neste sábado pelo Brasileirão, às 19h, no Maracanã, é outro.
A saída do treinador português foi apenas o início de uma reformulação no elenco para tentar salvar a temporada, que até ali era de muitas decepções. Quatro jogadores que participaram daquele jogo já saíram (Andreas Pereira, Willian Arão, Gustavo Henrique e Vitinho). E outros quatro vieram para reforçar o grupo (Everton Cebolinha, Vidal, Varela e Pulgar).

Novo esquema do Flamengo

Mas a grande mudança foi na forma de jogar e o melhor aproveitamento de jogadores que estavam no elenco. Tanto que muitos cresceram com a chegada de Dorival Júnior. Se Paulo Souza utilizava três zagueiros (apesar de ter escalar dois à medida que a pressão aumentava nos últimos jogos que comandou) e mexia muito na escalação e na forma de jogar, o atual treinador apostou num padrão, com losango no meio de campo e dois atacantes.

Crescimento de jogadores

E assim, Pedro passou a brilhar e a fazer gols, chegando à Seleção. Éverton Ribeiro recuperou o bom futebol, sendo também convocado. Filipe Luís voltou a ser importante, enquanto David Luiz e Léo Pereira se firmaram na zaga, apesar de deixarem a desejar nos últimos jogos. E Santos virou o titular no gol.
As boas atuações apareceram e o Flamengo avançou nas competições. Chegou a 19 jogos de invencibilidade, com uma defesa que sofria poucos gols (mas levou cinco nas últimas duas partidas) e está nas finais de Libertadores e Copa do Brasil. Somente o Brasileirão deixou a desejar. Ainda assim, saiu de um 14º lugar com 12 pontos na 10ª rodada (40% de aproveitamento), para o 5º atualmente, com 45 pontos (53,5%).

Diferenças na escalação do Flamengo

No primeiro turno, o técnico Paulo Sousa mandou a campo contra o Bragantino: Hugo Souza, Matheuzinho, Léo Pereira, Rodrigo Caio (Gustavo Henrique), Ayrton Lucas (Filipe Luis), Thiago Maia (Willian Arão), Andreas Pereira, Vitinho, Éverton Ribeiro (Marinho), Gabigol e Lázaro (Pedro). Arrascaeta, Santos e Bruno Henrique não estavam à disposição.
Já o atual time titular de Dorival Júnior é: Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro.

Adversário desta sábado foi o último do Rubro-Negro sob o comando do ex-treinador

About Author

Deixe um comentário

Previous post Luiz Flávio de Oliveira acertou em punir jogador do Botafogo por arremessar bola num drone!
Next post Caso envolvendo jogador do Equador vai para o Tribunal Arbitral após pedidos de Chile e Peru