Palestino quebra tabu de quase 50 anos em vitória diante do Flamengo
A noite da última terça-feira (7) é uma daquelas que o torcedor rubro-negro prefere esquecer. Com mais uma atuação que passa longe de convencer, o Flamengo foi derrotado pelo Palestino na quarta rodada da Copa Libertadores. A vitória do time chileno também marcou a quebra de um tabu que já durava quase 50 anos.
O que você precisa saber:
Flamengo e Palestino se enfrentaram na quarta rodada do Campeonato Brasileiro
Mais Querido foi derrotado por 1×0 para o time chileno
Rubro-Negro acumulou marcas negativas com a derrota
Palestino derruba tabu
A vitória do Palestino sobre o Flamengo foi a primeira do time chileno sobre um brasileiro na Libertadores depois de 46 anos. Os chilenos enfrentaram o Atlético-MG e o São Paulo ainda na sua segunda participação no torneio, em 1978. Na época, conseguiram a primeira e única vitória contra times do Brasil ao superar o tricolor paulista por 1×0. Desde então, nunca mais voltou a superar um time do país tupiniquim.
Os números da vitória do @CDPalestinoSADP sobre o @Flamengo pelo Grupo E da CONMEBOL #Libertadores. #FazUmSportingbetAe #QuerValer #VemProTime@Sportingbet_tv pic.twitter.com/80XGq78mzs
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) May 8, 2024
Marca negativa
A última vez em que o Flamengo havia perdido dois jogos seguidos, como foi neste ano de 2024 após perder para Bolívar e Palestino, foi em 2012. Na época, o Mais Querido foi derrotado em sequência por Olímpia e Emelec, ambas por 3×2. Na ocasião, os dois confrontos foram fora de casa, assim como na atual temporada.
Flamengo quebra sequência histórica
Depois de 31 jogos seguidos marcando na Libertadores, o Flamengo passou um jogo em branco. Antes do confronto desta noite contra o Palestino, o Mais Querido tinha uma média de 2,2 gols por jogo. Tal marca é a maior de um clube na história da competição. Antes do rubro-negro, o recorde pertencia ao América do México, que marcou em 25 jogos seguidos entre 1999 e 2002.
A última vez em que o Flamengo havia passado um jogo da Libertadores em branco foi em 27 de maio de 2021. Na época, o Mais Querido empatou em gols com o Vélez Sarsfield, da Argentina, no Maracanã. Desde então, o Mais Querido balançou a rede 69 vezes em 31 jogos consecutivos.
O jogo
Depois de um começo sonolento na partida, o Flamengo aumentou o ritmo e imprimiu seu estilo de jogo nos últimos 15 minutos da primeira etapa. Sem conseguir converter as chances em gols, o Mais Querido voltou para o segundo tempo e voltou a criar oportunidades que não eram bem aproveitadas.
Como um velho ditado do futebol diz: “a bola pune”. E assim foi com o Flamengo, que em seu melhor momento na partida, levou um verdadeiro golaço do Palestino. Aos 12 da etapa final, Carrasco cobrou escanteio e Léo Pereira afastou de cabeça para a entrada da área. Foi então que Cornejo acertou um chute de rara felicidade no ângulo de Rossi para garantir a vitória chilena na partida.
Flamengo se complica no Grupo E
A derrota para o Palestino complicou a situação do Flamengo na Libertadores 2024. Até o momento, o Mais Querido disputou quatro jogos, onde soma quatro pontos com uma vitória, um empate e duas derrotas. Desta forma, o rubro-negro acabou ultrapassado pelo Palestino, que agora tem seis pontos.
Com o resultado desta noite, o Flamengo não depende só mais de si mesmo para avançar para as oitavas de final da Libertadores. Atrás de Palestino e Bolívar, o Mais Querido terá que vencer seus próximos compromissos e torcer para eventuais tropeços do times chileno e boliviano.
Time chileno não carrega bom retrospecto contra times brasileiros na Libertadores