O Flamengo vai conseguir livrar Gabigol de punição no caso do exame de antidoping?
Na última quinta-feira (25), Gabigol completou um mês longe dos gramados por conta da suspensão que recebeu após ter sido acusado de tentativa de fraude em exame antidoping. No momento, o camisa 10 do Flamengo aguarda a decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS), em relação ao pedido de efeito suspensivo.
O que você precisa saber:
Gabigol completou um mês longe dos gramados
Jogador recebeu punição com suspensão por dois anos do futebol
Definição sobre efeito suspensivo para Gabigol deve acontecer na próxima semana
Na última segunda-feira (22), foi dado início ao julgamento do efeito suspensivo de Gabigol junto à Corte Arbitral do Esporte (CAS). Entretanto, o resultado só deve sair nesta semana, no fim deste mês de abril.
Sem data concreta prevista para a divulgação da decisão, o jogador e o clube serão notificados sobre o resultado do processo através de um comunicado oficial do Tribunal. Em caso de aprovação do efeito suspensivo, Gabigol estará liberado para voltar a atuar pelo Flamengo.
Gabigol longe dos gramados
Vale lembrar, que antes de receber a punição com a suspensão de dois anos do futebol, Gabigol já não vinha atuando constantemente pelo Flamengo. A última vez que o camisa 10 entrou em campo foi no dia 25 de fevereiro, na vitória de 2 a 0 contra o Fluminense, pela Taça Guanabara.
Após isso, o atacante, que vinha sendo opção de Tite no banco de reservas, ficou fora dos jogos por conta de lesões. No dia 25 de março, o atleta recebeu a suspensão de dois anos por tentativa de fraude no exame antidoping.
Como funciona o julgamento
Gabigol será julgado no CAS, que tem o seguinte processo: três árbitros participam do julgamento, sendo um deles indicado pela defesa de Gabigol, outro pela ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) e por fim, um indicado pelo CAS, que é considerado o presidente da mesa.
Segundo as informações do portal ‘GloboEsporte’, o representante da defesa de Gabigol é inglês, enquanto o da acusação é alemão. A tendência é que até o fim desta semana, o CAS indique quem será seu representante. Assim que isso for feito, o julgamento do efeito suspensivo pode acontecer a qualquer hora. Portanto, não há uma data previamente marcada e o resultado será oficializado através de um comunicado do tribunal.
Relembre o caso de Gabigol
Conforme os relatos que constam na denúncia contra Gabigol, o camisa 10 do Flamengo teria prejudicado o trabalho dos oficiais de diversas maneiras diferentes.
Além de ter feito os oficiais esperarem, ele teria os desrespeitado e não seguido os protocolos recomendados. Para a análise específica do material biológico, é recomendado que deve haver repouso de duas horas depois de atividade física, tempo que não foi cumprido por Gabigol.
Segundo os oficiais, o jogador não teria ido até eles antes do treino e quando a atividade se encerrou, foi almoçar. Além disso, o camisa 10 teria tratado a equipe com desrespeito, não seguiu os protocolos indicados, depois de 90 minutos pegou o vaso coletor sem nenhum aviso e ainda se irritou ao ver que o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta.
Ao final, Gabigol ainda teria entregue o vaso aberto, contrariando as orientações recebidas. Na denúncia, consta que Gabigol se irritou por estar sempre na lista de jogadores que realizam o exame.
No dia 8 de abril, data da coleta, ele teria avisado aos oficiais que aquela seria a última vez que participaria do controle. O caso aconteceu na véspera do segundo jogo da final do Campeonato Carioca, quando o Rubro-Negro foi derrotado por 4 a 1 pelo Fluminense, que ficou com o título.
Camisa 10 completou um mês longe dos gramados por conta da punição por tentativa de fraude em exame