Lateral campeão brasileiro em 2009 pelo Flamengo relembra dia que foi importante para Petkovic em um Flamengo e São Paulo
PAULO COSTA: Neste domingo (24), Flamengo e São Paulo entram em campo para decidir o segundo jogo da final da Copa do Brasil. Os dois clubes já tiveram grandes embates no passado e um em especial ficou marcado na campanha do título brasileiro do Rubro-Negro em 2009.
O que você precisa saber
Flamengo e São Paulo se enfrentam neste domingo (24) pela Copa do Brasil
Um lateral-direito foi muito importante em um jogo entre os times em 2009
Everton Silva jogou e acalmou Pet na importante vitória sobre o São Paulo na campanha daquele Brasileirão
Em entrevista ao portal GE, o lateral-direito Everton Silva, que tinha 20 anos e acabado de chegar do Friburgense na época, relembrou o dia em que foi muito importante para acalmar o experiente Petkovic em uma cobrança de pênalti contra o então tricampeão São Paulo de Rogerio Ceni, no Maracanã lotado.
Na partida, que seguiu a arrancada do time rumo ao título, Everton Silva substituiu o importantíssimo Leonardo Moura, dono da posição no Flamengo por 10 anos. O Rubro-Negro estava perdendo por 1 a 0 quando Petkovic foi bater o pênalti e perdeu. No entanto, o árbitro mandou voltar a cobrança. Coube então ao garoto tranquilizar o sérvio com a famosa frase que foi repetida por Pet em entrevista no campo: “pai, f…-se o pênalti”.
Veja o que disse Everton Silva ao GE
“Quando ele perdeu aquele pênalti, me veio na cabeça de falar porque ele era um cara muito importante. A torcida sempre idolatrou muito o Pet e também o Adriano. Só que ele era um cara que era de arrepiar. Ele tinha um carisma e uma coisa que chega a ser inexplicável. Naquele momento, eu cheguei e falei com ele as seguintes palavras: “Pai, você é o nosso pai. Você é o pai da nação. Não vai ser um pênalti que vai te abalar”. Desculpe a expressão, mas eu falei: “F…-se o pênalti, eu sei que você vai bater o segundo e você vai fazer o gol” Graças a Deus, deu tudo certo, ele fez o gol, e o Maracanã explodiu.”
Depois da coragem que Everton Silva passou, Petkovic ficou tão calmo que cobrou o pênalti de cavadinha. Na segunda etapa, o sérvio ainda deu uma linda assistência para Zé Roberto virar o jogo e agitar de vez o Maracanã. O resultado, que teve a participação importante do jovem lateral-direito, foi muito importante para o Flamengo continuar subindo na tabela e conquistar o título na última rodada.
Everton Silva, então com 20 anos, substituiu Léo Moura e acalmou o sérvio na cobrança de pênalti contra o time paulista