John Textor pode ser suspenso pelo STJD e ficar afastado do futebol por até três meses

Dias antes do clássico contra o Flamengo no domingo (28), o Botafogo vive um momento interno conturbado. Isso porque John Textor, dono da SAF do clube, deve ser suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta sexta-feira (26).

O que você precisa saber:

John Textor deve ser suspenso pelo STJD nesta sexta-feira (26)
Dono da SAF do Botafogo será julgado por ofensas que proferiu contra o presidente da CBF
Flamengo e Botafogo se enfrentam neste domingo (28)

O STJD definirá a situação de John Textor nesta sexta-feira (26) e definirá o período de suspensão do empresário, que pode chegar até a 360 dias. De acordo com o jornalista Athos Moura, do Metrópoles, a punição de Textor é praticamente certa.

Motivo da punição de Textor

John Textor será julgado pelo STJD por consequência das ofensas que proferiu contra o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.

O dono do Botafogo também é acusado de invadir o local da competição durante a partida entre o Alvinegro e Palmeiras, pelo Brasileirão de 2023. Na época, o americano chegou a ficaar suspenso preventivamente por 30 dias.

John Textor e CPI das Apostas e Manipulações

Na última segunda-feira (22), o dono da SAF do Botafogo, John Textor, prestou depoimento na ‘CPI da Manipulação dos Jogos’. O empresário foi o primeiro a depor e entregou um relatório contendo 180 páginas com supostas provas de fraudes em partidas do Campeonato Brasileiro.

Na reunião “secreta” que John Textor teve com os Senadores, o ponto que mais chamou atenção dos parlamentares foi: a análises de lances do VAR.

Textor alegou que nem tudo que é mostrado para o telespectador e aos árbitros no monitor é 100% fiel em relação ao que aconteceu em… pic.twitter.com/nhjLmYRRZ3

— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) April 23, 2024

Veja os trechos mais importantes do depoimento de Textor na CPI:

“Eu vou financiar câmeras melhores em todos os estádios e com 1.100 dólares você pode ter 11 câmeras em torno do estádio para filmar tudo e eles podem produzir uma imagem volumétrica que pode ser capaz de identificar cada detalhe milimétrico que cada jogador pode produzir. E você pode ter VAR automático e você pode ter detecção automática de manipulação de resultados e isso por menos de 30 mil dólares. Com a tecnologia, além de perceber quem que fez o erro e identificar e investigar os candidatos, podemos corrigir isso, identificar isso e cada milissegundo ao longo de centenas desses jogos”.

Manipulação de jogos

“O que nós descobrimos não é nada diferente do restante do mundo, Bélgica, França, toda a Europa. A manipulação de resultados (no futebol) é uma realidade”.

“Sou dono de um clube, quero ganhar campeonatos e se eu puder provar, além de uma margem de dúvida, que 2022 foi manipulado, que 2023 foi manipulado, juntos de outras evidências de anormalidades, poderia fazer com que o Tribunal Desportivo, a polícia e esse corpo legislativo possam tomar ações”.

Erros intencionais

“Não são erros na aplicação das regras, percebi que não era uma falha de interpretação. As regras para marcar impedimento, faltas, os jogos que assisti, que afetou o Botafogo indiretamente, tratei de enxergar por uma nova perspectiva”.

Escolhas de árbitros

“Vimos a mesma combinação de árbitro de campo e de vídeo, há uma caixa-preta da seleção de árbitros e acredito que a CBF deveria ser mais transparente sobre a forma como os árbitros são escolhidos, como certas duplas de árbitros foram escaladas juntas em mais de 20 jogos”.

Julgamento do dono da SAF do Botafogo acontecerá nesta sexta-feira (26) e punição é dada como certa

About Author

Deixe um comentário

Previous post Bruno Henrique alcança marca de ex-Flamengo em ranking histórico na Libertadores
Next post Tiquinho Soares será desfalque do Botafogo em clássico contra o Flamengo