Futebol Feminino – Flamengo derrota o Fluminense e se torna campeão Carioca
PAULO COSTA: Na noite desta segunda-feira (25), no estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador, o time feminino do Flamengo derrotou o Fluminense por 1 x 0 e se sagrou campeão Carioca. Jucinara anotou o gol que garantiu o título para o Mais Querido.
Você precisa saber
- Flamengo derrota o Fluminense e se torna campeão Carioca Feminino
- Clube chega ao octa no estadual
- Jucinara anotou o gol que garantiu o título
Este foi o oitavo título estadual das Meninas da Gávea, que igualaram o Vasco como as mais vencedoras no Rio de Janeiro. As outras edições que o clube ganhou foram: 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2021, 2023 e 2024.
O gol do título
No jogo de ida, as equipes empataram em 1 x 1, sendo assim, quem vencesse se tornaria campeão. Aos 25 minutos do segundo tempo, a zagueira Núbia tirou duas marcadoras no campo de defesa e tocou para Jucinara. A lateral-esquerda, que já havia feito o gol na primeira partida, carregou a bola e acertou um chutaço de fora da área, no ângulo, para garantir o título do Mengão.
JUCINARA!
BAITA DUM TIRAMBAÇO pra abrir o placar na decisão do Carioca pic.twitter.com/OJmJ3FpdGo
— Leandro Moraes (@moraesleandro26) November 26, 2024
Para o duelo que valeu o título, o técnico Maurício Salgado entrou em campo com a seguinte escalação: Karol Alves; Fabi Simões, Daiane, Núbia e Jucinara; Thais Regina, Djeni (C), Glaucia e Gisseli; Crivelari e Cristiane.
𝑪𝑳𝑼𝑩𝑬 𝑫𝑬 𝑹𝑬𝑮𝑨𝑻𝑨𝑺 𝑫𝑶 𝑭𝑳𝑨𝑴𝑬𝑵𝑮𝑶: 𝑶𝑪𝑻𝑨𝑪𝑨𝑴𝑷𝑬𝑨̃𝑶 𝑪𝑨𝑹𝑰𝑶𝑪𝑨! #MENINASDAGÁVEA pic.twitter.com/zEvNXEBnuL
— Flamengo (@Flamengo) November 26, 2024
Ficha técnica da final:
Flamengo 1 x 0 Fluminense – segundo jogo da final do Campeonato Carioca Feminino
Local: Estádio Luso-Brasileiro, RJ
Data e horário: 25/11/2024 às 20h
Arbitragem: Rejane Caetano da Silva, Thayse Marques Fonseca e Ana Vitória Ferreira
Cartões amarelos: Patrícia Derrico (FLU), Thais Regina (FLA), Daiane (FLA), Fabi Simões (FLA), Jucinara (FLA), Monalisa (FLA)
Cartão vermelho: Karina (FLU)
Gol: Jucinara (25’2ºT).
FIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM DE JOGO NO LUSO BRASILEIRO! É CAMPEÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
COM UM GOLAÇO DE JUCINARA, O MENGÃO VENCE O FLUMINENSE POR 1 A 0 E CONQUISTA O CARIOCA FEMININO DE FORMA INVICTA! ISSO AQUI É FLAMENGOOOOOOOOOOOO!#MeninasDaGávea pic.twitter.com/jRcOGBw9VM
— Flamengo (@Flamengo) November 26, 2024
Cristiane renova até 2026
De olho na temporada e no futuro, o Flamengo anunciou no início de novembro a renovação de contrato com a atacante Cristiane, maior artilheira da história do futebol em Olimpíadas. O vínculo com a jogadora de 39 anos vai até o final de 2026.
No anuncio da renovação, em vídeo publicado nas redes sociais do Flamengo, a atacante analisou alguns gols marcados com o Manto Sagrado e mandou um recado para a Nação.
Carreira de Cristiane no Flamengo e no mundo
Eleita 3ª melhor jogadora do mundo pela Fifa, em 2007 e 2008, Cristiane desembarcou no Rubro-Negro no início de 2024 em busca de ajudar o projeto do clube de brigar pelos grandes torneios. Em 26 jogos disputados, a artilheira balançou as redes em 17 oportunidades.
Os números e a vitoriosa carreira colocam Cristiane como uma das maiores jogadores de todos os tempos do futebol brasileiro. A atacante é a maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos, tendo sido a goleadora máxima em Atenas 2004 e Pequim 2008, ajudando o Brasil a conquistar a medalha de prata em ambas as edições.
Cris tem ainda passagens pelos quatro grandes times de São Paulo, além de ter atuado nas principais ligas femininas do mundo. Na temporada de 2005, a brasileira foi campeã da Liga dos Campeões pelo Turbine Potsdam, da Alemanha.
Meninas da Gávea conquistaram o octacampeonato de forma invicta