Flamengo leva vantagem em confrontos de mata-mata contra o Atlético-MG – veja o retrospecto
PAULO COSTA: Flamengo e Atlético-MG realizam os primeiros 90 minutos da final da Copa do Brasil neste domingo (3), às 16h, no Maracanã. Ao todo, as equipes já se enfrentaram em oito duelos de mata-mata e o Rubro-Negro carioca leva vantagem nos números.
Você precisa saber
- Flamengo e Atlético-MG realizam o 1º jogo da final da Copa do Brasil neste domingo
- Rubro-Negro leva vantagem no confronto histórico de mata-mata entre as equipes
- Mais Querido tem vitórias e classificações memoráveis contra o Galo
Retrospecto histórico é favorável ao Flamengo
O primeiro encontro ocorreu no Brasileirão de 1980, com vitória e primeiro título do campeonato para o Flamengo. No jogo decisivo, o Mais Querido venceu por 3 a 2, com dois gols de Nunes e um de Zico.
No ano seguinte, em 1981, os times se encontraram na Libertadores. Em jogo que é lembrado até os dias de hoje, o árbitro da partida não tolerou a violência dos jogadores do Galo e expulsou um por um, até chegar no quinto cartão vermelho e a partida precisar ser interrompida por conta de W.O.
Flamengo e Atlético voltaram a se esbarrar na semifinal do Brasileirão de 1987. No jogo da classificação, Bebeto e Zico abriram o placar mas o time adversário buscou o empate. Entretanto, brilhou a estrela de Renato Gaúcho que fez um gol memorável para colocar o Rubro-Negro na final.
O Mengão ainda levou a melhor sobre a equipe mineira nas edições de 2006 e 2022 da Copa do Brasil. Coincidentemente, o clube se sagrou campeão nas duas oportunidades. A mais recente ficou marcada pela famosa frase do ‘inferno’ no Maracanã mencionada por Gabigol.
Atlético passou três vezes
A primeira vez que o Galo tirou o Flamengo de alguma competição de mata-mata foi nas oitavas de final do Brasileirão de 1986. A segunda ocorreu na Copa do Brasil de 2014, quando o Galo tirou o Mais Querido na semifinal e se sagrou campeão do torneio.
Por fim, o mais recente triunfo do Atlético diante do Mengão em confrontos de mata-mata ocorreu na Supercopa do Brasil de 2022. Com empate de 2 a 2 no tempo normal, os mineiros levaram a melhor na disputa de pênaltis após todos os atletas terem batido.
Retrospecto geral de Flamengo e Atlético-MG em mata-mata:
Flamengo: Brasileirão de 1980, Libertadores de 1981, Brasileirão de 1987, Copa do Brasil de 2006 e Copa do Brasil de 2022
Atlético-MG: Brasileirão de 1986, Copa do Brasil de 2014 e Supercopa do Brasil de 2022
Final da Copa do Brasil de 2024
Neste domingo, os rivais duelam em busca de levantar a taça do torneio. O time carioca deseja conquistar o penta, enquanto o Galo tenta ganhar o tri na Copa do Brasil. Vale lembrar que o campeão vai receber uma quantia de R$ 73,5 milhões, enquanto o vice fica com R$ 31,5 milhões.
Mais Querido tem vitórias e classificações memoráveis contra o Galo