Flamengo estima recorde de bilheteria na sua história em final da Copa do Brasil

Mosaico “Por Tua Nação” da torcida do Flamengo na semifinal da Libertadores 2022 – Foto: Paula Reis

GILMAR FERREIRA: A venda dos 2.800 ingressos destinados à torcida do Flamengo para a primeira partida da final da Copa do Brasil, quarta-feira da próxima semana, na New Química Arena, em Itaquera, foi concluída em um minuto e meio.

Abriu pontualmente às 14h e antes das 14h02, já não havia mais bilhetes disponíveis no sistema, segundo fonte que acompanhou o processo. Pois bem… às 18h30, um cambista respondia mensagem de um “sócio-torcedor” que ainda tinha quatro entradas disponíveis ao preço de R$ 1.190, cada.

Detalhe: no acordo entre as diretorias dos clubes, convencionou-se que os visitantes pagariam o mesmo valor, tanto em São Paulo, quanto no Rio. Mais precisamente, R$ 400 a inteira.

O cambismo, apesar de ser um crime previsto no estatuto do torcedor (Lei 10.671/2003), não é reprimido no Brasil. Tem pena prevista de dois a quatro de prisão, mas é das práticas mais comuns. Algo quase institucionalizado. Seus agentes trabalham (sic) livremente e chegam a operar com um profissionalismo que impressiona até mesmo os promotores do evento.

No caso em questão, por exemplo, chegam a se associar ao clube na categoria com a mais cara mensalidade só para desfrutar das vantagens oferecidas. São elas: prioridade, desconto e possibilidade de adquirir quatro ingressos. Ou seja: enquanto houver quem pague a exorbitância cobrada no mercado paralelo, não haverá como evitá-los.

É uma pena porque este tipo de prática leva os dirigentes dos clubes e promotores de eventos a encarecer o preço dos espetáculos baseados numa lógica muito simples: se há quem pague três vezes mais pelo ticket de um evento, é sinal de que o preço oficial está abaixo de seu justo valor. No entanto, se o clube estabelece patamar mais alto do que o habitual, em tese, fere o código do direito do consumidor.

No Flamengo, esta é uma discussão constante desde o jogo de volta da final da Copa do Brasil de 2013, contra o Atlético-PR, quando a administração de Eduardo Bandeira chegou a cobrar ingressos a R$ 800 (Maracanã+) e R$ 500 (Leste/Oeste inferior). Não à toa, a renda de R$ 9.733.785 obtida naquela partida é a maior renda da história do Maracanã em jogos entre clubes. Arrecadação que, em números reais, sem juros e correções, será superada neste confronto com o Corinthians. Mesmo com todos os ingressos vendidos, ainda não foi possível fechar o total captado. A expectativa é que deva chegar a R$ 10 milhões.

A liderança do ranking nacional de renda em confrontos de clubes ainda é o da final da Libertadores de 2013 entre Atlético-MG e Olímpia, no Mineirão. A renda superou a casa dos R$ 14 milhões, com público pagante de 56.557 torcedores.

Em 2019, o Flamengo voltou a figurar entre as maiores arrecadações fazendo R$ 8.150.645,00 na partida contra o Grêmio, no Maracanã. O jogo valia vaga na final da Libertadores e 62.409 pagantes assistiram à goleada de 5 a 0 do time de Jorege Jesus sobre o de Renato Gaúcho. É, por ora, a terceira maior arrecadação do ranking.

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