Flamengo e Palmeiras defendem mudança nos estaduais para 2025 – entenda
EMANUEL MARTINS: Como o aumento das reclamações sobre o calendário de 2024, os clubes tem tido reuniões para definir a posição de cada um para a próxima temporada. Segundo o jornalista Rodrigo Mattos, do portal ‘UOL Esporte’, Flamengo e Palmeiras foram convidados pela Comissão Nacional de Clubes, em busca de um consenso em relação ao calendário de 2025, confira.
Você precisa saber:
Flamengo e Palmeiras defendem mudança nos estaduais para 2025 – entenda
Rubro-Negro foi convidado para participar da reunião com clubes para discussão de calendário do ano que vem, na qual equipe jogará o Super Mundial
Nesta temporada, o treinador Tite, reclamou diversas vezes sobre o calendário
Flamengo e Palmeiras defendem mudança nos estaduais para 2025 – entenda
Durante a reunião na sede da CBF, Flamengo e Palmeiras, defenderam a mudança nos estaduais, a partir da próxima temporada, apesar disso, nem todos os clubes estão de acordo com tal mudança e há discussão sobre formatos para uma eventual transformação dos campeonatos regionais.
Neste ano, os clubes do futebol brasileiro, sofreram com a Copa América, principalmente o Flamengo, que perdeu cinco atletas para a Seleção uruguaia e chilena.
Para evitar que ocorra isso na próxima temporada, Flamengo e Palmeiras desejam que calendário seja revisto, principalmente pelo fato de disputarem o Super Mundial de Clubes na próxima temporada, além disso, outros eventos em anos seguintes, como a Copa do Mundo de 2026 e a Copa Feminina em 2027, vão provocar paradas obrigatórias nas competições nacionais.
A primeira reunião da comissão foi em 22 de julho, mas há previsão de novo encontro na próxima semana.
A CBF tem a prerrogativa de decidir sozinha o calendário. Mas foi dada uma abertura para os clubes darem sugestões dentro da comissão. O presidente da confederação, Ednaldo Rodrigues, admitiu uma redução dos Estaduais – Carioca, Paulista e Gaúcho – se houver acordo entre clubes e federações. Os outros regionais já trabalham com menos datas.
“Se os clubes propuseram às federações, não há problema nenhum em reduzir para 12 datas. Hoje são três federações que fazem campeonatos com 16 datas, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. As outras já fazem em 12. Isso não passa pela CBF. São filiados às federações e podem discutir os campeonatos”. Iniciou o presidente Ednaldo Rodrigues, ao falar sobre o calendário dos estaduais.
“Não interfiro no trabalho da comissão. Vamos ouvir os clubes. Eles disseram que têm uma proposta, marquei então para o Departamento de competições se reunir com eles para mostrar o que é possível fazer”, finalizou o presidente, que concedeu essa entrevista no mês de julho.
A comissão de clubes é composta por Fortaleza, Fluminense, Atlético-GO, Internacional e São Paulo (Série A), Botafogo-SP e Coritiba (Série B), Volta Redonda (Série C) e ASA (Série D).
Tite reclamou sobre o calendário algumas vezes nesta temporada e sugeriu mudanças no Estadual
“Dou uma sugestão: diminuam os regionais, gente. Nós jogamos o regional de domingo a domingo. A média de cinco dias de folga. Reduz, dá tempo maior para o campeonato (nacional). Diminuam os regionais e dá uma margem de tempo maior para o Brasileiro. Entre outras opções que vocês colocam como sugestão, dá para ouvir”.
Rubro-Negro foi convidado para participar da reunião com clubes para discussão de calendário do ano que vem, na qual equipe jogará o Super Mundial