Flamengo celebra ídolos históricos do clube que nasceram no Nordeste – confira
PAULO COSTA: 8 de outubro foi escolhido para ser o Dia do Nordestino, uma data especial para celebrar as riquezas e a cultura de uma região que tem uma importância gigantesca na história do Brasil e do futebol.
Você precisa saber
Flamengo celebra ídolos históricos do clube que nasceram no Nordeste
Data de 8 de outubro celebra o Dia do Nordestino
Rubro-Negro tem diversos ídolos que são naturais de diversas regiões do Nordeste
O Flamengo, por meio das redes sociais, enalteceu a data e celebrou alguns atletas históricos do clube que nasceram no Nordeste. “EU TE AMO MEU NORDESTE! Um feliz dia a todos os nordestinos“, escreveu o clube.
Além disso, na imagem da publicação do Mengão tem: Ronaldo Angelim, Junior, Isaquias Queiroz, Obina, Nunes, Hernane, Zagallo, Dida e Indio. Conheça a trajetória de cada um deles a seguir:
Ronaldo Angelim
Um dos zagueiros mais importantes da história do clube, Ronaldo Angelim é natural do município de Porteiras, que fica na região do cariri, no Ceará. O Magro de Aço iniciou a carreira no Fortaleza mas se imortalizou na galeria de ídolos do Flamengo ao anotar o gol do título Brasileiro de 2009, diante do Grêmio, na última rodada, em pleno Maracanã lotado.
O lance se tornou música cantada pela torcida nas arquibancadas do Maracanã. “Bonita foi a festa do hexa com o Imperador, o gol do Angelim, no escanteio que o Pet cobrou“. Depois da aposentadoria, Angelim é frequentemente visto com roupas do Flamengo em seu dia a dia no Ceará, onde vive.
Junior
Leovegildo Lins da Gama Junior é simplesmente o jogador mais partidas na história do Flamengo, com 875 jogos, além de ser, ao lado de Zico, o atleta que mais levantou títulos com o Manto Sagrado (13). Nascido em João Pessoal, capital da Paraíba, o Maestro carrega a honraria de ter vestido a camisa do Rubro-Negro por três décadas diferentes.
Um dos títulos mais marcantes é, sem dúvidas, o Brasileirão de 1992. Único remanescente da geração de ouro dos anos 80, Junior, aos 38 anos, liderou um elenco recheado de jovens jogadores à conquista do campeonato em final vencida sobre o favorito Botafogo.
Isaquias Queiroz
Único da imagem que não é jogador de futebol, Isaquias Queiroz é atleta do Flamengo e maior canoísta da história do Brasil. Em 2024, o baiano de Ubaitaba se tornou o segundo do país com mais medalhas na história dos Jogos Olímpicos, com cinco, empatado com Robert Scheidt e Torben Grael, e atrás apenas de Rebeca Andrade, que subiu ao pódio seis vezes.
Obina
Manuel de Brito Filho, o querido Obina, nasceu no município de Vera Cruz, na Bahia. O ex-atacante ganhou o coração da Nação Rubro-Negra por conta de gols importantes que ajudaram o Mais Querido a se salvar da zona de rebaixamento e conquistar títulos como Copa do Brasil e Campeonatos Estaduais.
A boa relação com a torcida fez Obina ganhar música e ser comparado com o atacante camaronês Samuel Eto’o, que brilhou nos tempos de Barcelona e Inter de Milão.
Nunes
O Artilheiro das Decisões, Nunes fez parte da geração de ouro dos anos 80 do Rubro-Negro e ficou conhecido por anotar gols em momentos importantes, como os dois na final do Brasileirão de 1980, dois na decisão do Mundial de 1981, contra o Liverpool, o gol que garantiu o Campeonato Brasileiro de 1982, além de ter balançado as redes em duelos cruciais do Carioca.
João Batista Nunes de Oliveira, o João Danado, nasceu na cidade de Cedro de São João, em Sergipe.
Hernane
De Bom Jesus da Lapa, na Bahia, surgiu Hernane Brocador. Um dos principais nomes da temporada de 2013 do Flamengo, que conquistou o improvável título da Copa do Brasil. O atacante ainda terminou o ano como o artilheiro do Brasil, com 35 gols.
Zagallo
Natural de Atalaia, em Alagoas, Mário Jorge Lobo Zagallo se tornou uma das maiores lendas da história do futebol. Ele é o único a ser tetracampeão de Copa do Mundo (1958 e 1962 como jogador, 1970 como técnico e 1994 como auxiliar de Carlos Alberto Parreira).
No Flamengo, Zagallo fez parte da equipe que conquistou o segundo tri estadual de forma seguida, nos anos de 1953-54-55, ao lado de lendas como Dida e Evaristo de Macedo. Como treinador, o Velho Lobo comandou a inesquecível conquista do Carioca de 2001, com um gol de falta de Petkovic aos 43 minutos do segundo tempo, diante do Vasco.
Dida
O ídolo de Zico, Dida era o maior artilheiro da história do clube (264) até surgir o Galinho de Quintino. Edvaldo Alves de Santa Rosa nasceu em Maceió, Alagoas. Convocado para a Copa do Mundo de 1958, a primeira vencida pelo Brasil, o ex-camisa 10 da Gávea iniciou o torneio como titular mas perdeu a vaga no decorrer da competição para Pelé.
Indio
Aluísio Francisco da Luz nasceu na cidade de Cabedelo, na Paraíba. Ele é o 11º maior artilheiro da história do Flamengo (perdeu o posto no top-10 com a entrada de Gabigol no ranking). Convocado para a Copa de 1954, Indio, assim como Zagallo e Dida, também fez parte do time Rubro-Negro que conquistou o tri estadual de 53-54-55.
Conheça a trajetória de alguns ídolos do Flamengo que são naturais de uma das regiões mais importantes do país