Flamengo celebra dois anos da conquista do tri da Libertadores – relembre a campanha
PAULO COSTA: Onde você estava no dia 29 de outubro de 2022? A data marca a conquista do terceiro título de Libertadores da história do Flamengo, que foi vencida em final única sobre o Athletico-PR, por 1 a 0, com gol de Gabigol e assistência de Everton Ribeiro, no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador.
Você precisa saber
Flamengo celebra dois anos da conquista do tri da Libertadores
Gabigol marcou o gol do terceiro título do torneio da história do clube
Relembre o jogo final e a campanha do Flamengo
“Há dois anos, a libertação. A melhor forma de se recuperar de uma ferida: vencendo. A melhor campanha de todos os tempos da CONMEBOL Libertadores foi coroada em Guayaquil, em 29 de outubro de 2022, novamente pelo pé esquerdo de Gabi. Um time que jogou por música e levantou as copas. Três vezes Mengo, pra chegar ao patamar mais alto que o Brasil tem na competição“, escreveu o Flamengo nas redes sociais.
Há dois anos, a libertação
A melhor forma de se recuperar de uma ferida: vencendo. A melhor campanha de todos os tempos da CONMEBOL Libertadores foi coroada em Guayaquil, em 29 de outubro de 2022, novamente pelo pé esquerdo de Gabi. Um time que jogou por música e levantou… pic.twitter.com/0wEGlCrt8o
— Flamengo (@Flamengo) October 29, 2024
Como foi a final
Flamengo e Athletico-PR fizeram mais uma final brasileira de Libertadores. O início de jogo foi de dificuldade para o Mais Querido, que viu o Furacão chegar com perigo em duas oportunidades. Aos poucos, a equipe de Dorival Júnior foi se acertando em campo.
Aos 27 minutos, Pedro Henrique fez falta dura em Gabigol e recebeu cartão amarelo. Aos 42′, o zagueiro do Athletico chegou atrasado em dividida com Ayrton Lucas e acabou sendo expulso. Felipão esperou acabar a etapa inicial para mexer mas foi punido pela genialidade de Everton Ribeiro.
No último minuto dos acréscimos, o camisa 7 fez linda jogada de corpo, tirou Hugo Moura, tabelou com Rodinei e cruzou na medida para Gabigol balançar as redes em sua terceira final de Libertadores e fazer o gol do título.
No segundo tempo, com um jogador a mais, o Flamengo controlou a partida e buscou não dar brechas para o Athletico contra-atacar. Everton Ribeiro teve uma atuação digna de sua história no clube e foi o grande nome da final.
Melhores momentos
Campanha do Flamengo na edição de 2022 da Libertadores
Com uma campanha irretocável, histórica e invicta, o Rubro-Negro teve incríveis 12 vitórias e um empate, nas 13 partidas disputadas, o que representa 94% de aproveitamento (o segundo maior da história do torneio), ficando atrás apenas do Estudiantes (ARG) de 1969, que obteve 100% de aproveitamento, mas em quatro jogos.
Isso porque, na época, o regulamento da competição permitia que o campeão do ano anterior estreasse na edição seguinte já na fase semifinal.
O Flamengo teve ainda o artilheiro da competição: Pedro, que fez 12 gols e foi eleito o Rei da América. Ao todo, o Mengão balançou as redes 33 vezes e foi vazado apenas oito.
Fase de grupos:
Sporting Cristal 0 x 2 Flamengo – 1ª rodada
Flamengo 3 x 1 Talleres – 2ª rodada
Universidad Católica 2 x 3 Flamengo – 3ª rodada
Talleres 2 x 2 Flamengo – 4ª rodada
Flamengo 3 x 0 Universidad Católica – 5ª rodada
Flamengo 2 x 1 Sporting Cristal – 6ª rodada
Oitavas de final:
Deportes Tolima 0 x 1 Flamengo
Flamengo 7 x 1 Deportes Tolima
Quartas de final:
Corinthians 0 x 2 Flamengo
Flamengo 1 x 0 Corinthians
Semifinal:
Vélez 0 x 4 Flamengo
Flamengo 2 x 1 Vélez
Final:
Flamengo 1 x 0 Athletico-PR
29 de outubro celebra a data do terceiro título do clube no torneio