Filipe Luís fala pela primeira vez como técnico do Flamengo: “Meu modelo de jogo é muito ataque”
O Flamengo anunciou a demissão de Tite na manhã desta segunda-feira (30) e também a “promoção” de Filipe Luís ao cargo de treinador interino da equipe profissional. Desta forma, o ex-lateral já comandou o primeiro treino no Ninho do Urubu e após as atividades conversou com a FlaTV sobre a oportunidade e o momento do Rubro-Negro.
O que você precisa saber:
Tite foi demitido pelo Flamengo na manhã desta segunda-feira (30)
Filipe Luís foi anunciado como treinador interino do Rubro-Negro
Ex-lateral falou sobre como prefere ver o Mais Querido em campo
“Meu modelo de jogo é de muito ataque. Às vezes eu peco por não ter medo, por atacar demais. Mas esse time já está bem treinado, já tem uma estabilidade, organização defensiva muito boa. Agora vou tentar colocar a minha ideia em prática, que é diferente, para que a gente possa ver o time atacando da forma que eu quero ver muitos gols e muitas chances de gol“, iniciou Filipe Luís.
“Conheço bem esse elenco. Joguei com praticamente com todos eles. Meu objetivo é conseguir colocar em prática, o mais rápido possível, o meu modelo de jogo para que eles possam desenvolver o que eu quero. Com as minhas ideias e que a gente possa ver no campo representado o mais rápido possível“, acrescentou.
Experiência na base do Flamengo
Em janeiro deste ano, Filipe Luís foi contrato como treinador da equipe Sub-17 do Flamengo e conquistou o título da Copa Rio. Meses depois o ex-lateral foi promovido ao cargo no time Sub-20, onde levantou o troféu inédito do Mundial de Clubes da categoria. Para Filipe, os nove meses no comando das equipes de base foram fundamentais para a sua carreira.
“Foi fundamental (a passagem na base), com certeza essa experiência no sub-17 foi muito válida. Foi onde eu aprendi a montar treinos, comissão, onde aprendi a colocar em prática as minhas ideias. E vi o sub-17 jogando da forma que eu queria. Então, realmente, eu vi que era possível, que eu era capaz de fazer isso“, afirmou o treinador.
“Fui ganhando confiança e os resultados foram aparecendo. Depois, aceitei o desafio do sub-20, desafio novo, pegar um time no meio da temporada… Me deu toda essa experiência, vivência… Sempre pensei como treinador, mas viver como treinador era uma experiência nova. Realmente, é o que eu amo fazer. Estou encantado de estar aqui“, concluiu.
Os números de Tite
Tite foi anunciado oficialmente pelo Flamengo no dia 9 de outubro de 2023 e fez sua estreia 10 dias depois, diante do Cruzeiro, pela 27ª rodada do Brasileirão, no Mineirão. Na ocasião, o treinador estreou com vitória de 2 a 0 com gols de Ayrton Lucas e Pedro.
Ao todo, Tite se despede do Flamengo com 70 jogos, sendo 41 vitórias, 13 empates e 16 derrotas, o que significa um aproveitamento de 64,7%. Além disso, o Rubro-Negro de Tite marcou 109 gols e sofreu 50. À frente do Mais Querido, Tite conquistou apenas o título do Campeonato Carioca de 2024 e amargou a eliminação nas quartas de final da Libertadores.
Veja o ranking de técnicos do Flamengo da gestão Landim:
1 – Jorge Jesus – 81,6%
2 – Renato Gaúcho – 72%
3 – Paulo Sousa – 66,7%
4 – Dorival Júnior – 66,7%
5 – Tite – 64,7%
6 – Abel Braga – 62,4%
7 – Domènec Torrent – 62,3%
8 – Jorge Sampaoli – 60,7%
9 – Rogério Ceni – 59,3%
10 – Vítor Pereira – 57,4%
Veja o comunicado do Flamengo:
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o técnico Tite e sua comissão técnica não comandam mais o elenco rubro-negro. A direção agradece aos profissionais e deseja sorte na continuidade de suas carreiras. Filipe Luís assume a equipe interinamente”.
Ex-lateral foi anunciado como novo treinador interino do elenco profissional após a demissão de Tite