Ex-chefe de arbitragem da CBF vê erro em pênalti não marcado para o Flamengo
Na noite do último sábado (4), o Flamengo empatou em 1×1 com o Bragantino, mas deixou o campo com a sensação que o resultado poderia ter sido diferente. Isto porque após o apito final, os jogadores e comissão técnica do Mais Querido cobraram a arbitragem sobre um possível pênalti em Luiz Araújo na reta final do confronto. Para Leonardo Gaciba, ex-chefe de arbitragem da CBF, o árbitro errou ao não marcar a penalidade no atacante rubro-negro.
O que você precisa saber:
Flamengo e Red Bull Bragantino empataram em 1×1 na quinta rodada do Brasileirão
Gol do Mais Querido foi marcado por Bruno Henrique
Clube rubro-negro reclamou sobre possível pênalti não marcado em Luiz Araújo
Ex-chefe de arbitragem da CBF aponta erro
“ Se (um atleta) começou a agarrar o adversário fora da área e terminou dentro da área é pênalti. Para mim, há um agarrão no jogador fora da disputa da bola. O defensor do Bragantino não quer jogar, só quer agarrar. Pelas imagens, existe (o pênalti). A penalidade existiu, o Flamengo está correto em reclamar. Para mim tem um erro claro de arbitragem. O árbitro não viu e se tem impacto, tem que chamar o árbitro para ir ao VAR mudar a decisão de campo, para tomar a decisão”, disse Gaciba na ESPN.
Paulo César de Oliveira também discorda do árbitro
“O árbitro viu o contato e entendeu como uma disputa normal. O VAR checou. Temos que avaliar a ocupação de espaço. Temos que avaliar se teve impacto ou não. O Vitinho perde a posição e, quando percebe, o Luiz Araújo já foi embora. Tem tanto impacto na ação do Vitinho que o Luiz Araújo cai com o braço para trás. A bola estava em jogo. Teve impacto para a marcação de um pênalti” afirmou Paulo César de Oliveira, ex-árbitro e comentarista de arbitragem da Globo.
O gol do Flamengo
O Flamengo estava atrás no placar para o Bragantino, até que aos 33 minutos, Bruno Henrique recebeu uma bela assistência de De La Cruz e tocou por baixo das pernas de Cleiton para deixar tudo igual no Nabi Abi Chedid. O jogo continuou aberto com chances para ambos os lados terminando com o lance polêmico de um possível pênalti de Vitinho em Luiz Araújo, que gerou muita reclamação dos flamenguistas.
Veja o gol de empate de Bruno Henrique:
Que jogador é Nicolás De La Cruz!
Passe espetacular para o gol de Bruno Henrique.pic.twitter.com/TqCQOjRnPq
— Planeta do Flamengo (@fla_infos) May 4, 2024
Polêmica com a arbitragem
Após o empate em 1 a 1 com o Red Bull Bragantino no Nabi Abi Chedid, os jogadores, comissão e diretoria do Flamengo reclamaram muito sobre as decisões da arbitragem durante a partida. A primeira questão foi sobre a anulação do da expulsão de Luan Cândido, ainda no primeiro tempo, após o VAR assinalar uma falta de De La Cruz no início da jogada.
O árbitro chegou a aplicar o cartão vermelho ao jogador do Bragantino, mas cancelou a expulsão após a checagem da origem da jogada no monitor do VAR. A situação gerou revolta nos jogadores e comissão técnica do Flamengo, que alegam não ter sido falta.
Veja o lance:
A falta que a arbitragem inventou para anular a expulsão do jogador do Bragantino contra o Flamengo.
Se fosse o contrário, ele jamais marcaria essa falta de um jogador do Bragantino num do Flamengo. JAMAIS! pic.twitter.com/zVPUvEvGvZ
— SOU FLA ᶜʳᶠ (@SouFla10) May 4, 2024
Mais uma reclamação
Já nos minutos finais da partida, outro lance polêmico, que gerou uma revolta ainda maior por parte do Flamengo. Aos 44 minutos, os jogadores reclamaram de um possível pênalti de Vitinho em Luiz Araújo, mas o árbitro mandou seguir o jogo e não houve nem a checagem no monitor do VAR.
Ainda com a bola rolando, Tite reclamou muito com o quarto árbitro para que o VAR entrasse em ação, mas nada feito. Após o apito final o treinador do Flamengo foi até o árbitro da partida para reclamar sobre o lance e acabou levando cartão amarelo.
Veja o lance:
FOI MUITO PÊNALTI!pic.twitter.com/z6ZldOmEXS
— Planeta do Flamengo (@fla_infos) May 4, 2024
Lance causou polêmica entre jogadores, comissão técnica e até a diretoria rubro-negra