Dorival Jr traz paz ao Flamengo com papo direto com elenco, esquema definido e aceitação interna

Dorival Jr, técnico do Flamengo – Foto: Divulgação

ESPN: Vinicius Ribeiro

Depois de meses de turbulência com Paulo Sousa, o Flamengo vive dias tranquilos no Ninho do Urubu. E muito se deve à chegada de Dorival Jr. e à sua simplicidade de cativar companheiros de trabalho.

Técnico na recuperação do clube no fim de 2018, quando o Flamengo terminou o Campeonato Brasileiro na segunda posição, ele não ficou para o ano seguinte, o primeiro da gestão Rodolfo Landim. Apesar da negativa da direção para a continuidade, as referências eram boas.

Em 2018, Dorival Jr. assumiu a equipe que vinha irregular com Mauricio Barbieri, ajeitou a casa e elevou o nível do time à época. Com exceção do choque com Diego Alves, um dos líderes do grupo, o treinador era elogiado por muitos no Ninho do Urubu pela forma simples e eficiente de trabalhar. Comentários que ajudaram na volta.

No entanto, para 2022, Dorival Jr. via outro cenário clube. Um time recheado de estrelas, mas sem uma identidade. Desde a saída de Jorge Jesus, o Flamengo alternou entre estilos diferentes de treinadores. Domènec Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho e Paulo Sousa chegavam com a missão de ‘mudar tudo’ em relação ao trabalho anterior. E durante as turbulências, viviam com a pressão de ‘resgatar a forma com que Jorge Jesus jogava’. Dorival fez o oposto.

Ciente de que o Flamengo precisava de uma identidade, o treinador fez o simples. Não tentou recuperar o trabalho feito pelo português em 2019, muito menos tentou impor algo além da conta para o momento delicado na temporada. Com o calendário apontando para três frentes, viagens desgastantes e decisões, Dorival preferiu colocar ‘cada um no seu lugar em campo’ e rodar o elenco.

Sincero, deixou claro que os treinos fariam a diferença para escalar a equipe. Além disso, decidiu recuperar a confiança de alguns atletas que vinham atuando pouco, como Marinho, Vitinho e a dupla Léo Pereira e Gustavo Henrique. Os dois zagueiros tiveram boas atuações nos últimos jogos. A postura honesta de Dorival cativou todos no Ninho.

Esquema fixo e troca de peças
Se Paulo Sousa começou a temporada com três zagueiros e alternou depois para uma linha de quatro, Dorival decidiu acabar com a trinca de zagueiros. Desde o duelo contra o Atlético-MG pela Copa do Brasil, definiu o 4-1-4-1 como esquema. Mas com variações de peças de acordo com a postura do adversário. E viu o time render desde a derrota para os mineiros.

Em Belo Horizonte, na derrota por 2 a 1, Arão, João Gomes e Andreas deram consistência para Everton Ribeiro, Arrascaeta e Gabigol jogarem mais livres. O time fez um bom jogo apesar do resultado negativo.

Diante do América-MG, duas mudanças, mais esquema mantido: Thiago Maia na vaga de Arão e Pedro no lugar de Everton Ribeiro. Com isso, Gabigol foi recuado. Vitória por 3 a 0 e tranquilidade para o duelo da Conmebol Libertadores.Diante do Tolima, Dorival decidiu manter sua convicção. Sem João Gomes, suspenso, e Arão, com COVID-19, o treinador optou pela entrada de Diego. Everton, Arrascaeta e Gabigol seguiram mais à frente. Vitória por 1 a 0 e classificação às quartas mais próxima.

Contra o Santos, após uma longa viagem de retorno ao Brasil, Dorival armou o time de acordo com a fisiologia. Preservou nomes como Filipe Luís, Rodinei, David Luiz, Gabigol e Arrascaeta. Além disso, não podia contar com Andreas. E Dorival decidiu arriscar.

Trouxe Matheuzinho de volta, apostou em Gustavo Henrique com Pablo e colocou Ayrton Lucas na defesa. Uma nova zaga, mas que conseguiu segurar o Santos em campo. A maior surpresa veio no meio-campo: Recuou Victor Hugo para fazer dupla com Everton Ribeiro à frente de Thiago Maia. O jovem garoto foi um dos melhores em campo servindo o trio ofensivo formado por Marinho, Vitinho e Pedro.

Para o duelo contra o Tolima, na quarta-feira (6), às 21h30, no Maracanã, com transmissão pela ESPN no Star+, Dorival Jr. espera ter força máxima em campo. Os treinos vão definir o time que entrará em campo. A certeza é de que Dorival terá o seguro 4-1-4-1 para buscar a classificação. A vaga garantida fará o treinador ter ainda mais paz para fazer o time recuperar de vez a confiança.

O post Dorival Jr traz paz ao Flamengo com papo direto com elenco, esquema definido e aceitação interna apareceu primeiro em Fla Resenha.

ESPN: Vinicius Ribeiro Depois de meses de turbulência com Paulo Sousa, o Flamengo vive dias tranquilos no Ninho do Urubu. E muito se deve à chegada de Dorival Jr. e à sua simplicidade de cativar companheiros de trabalho. Técnico na recuperação do clube no fim de 2018, quando o Flamengo terminou o Campeonato Brasileiro na
O post Dorival Jr traz paz ao Flamengo com papo direto com elenco, esquema definido e aceitação interna apareceu primeiro em Fla Resenha.

About Author

Deixe um comentário

Previous post De volta, Michel Araújo projeta ficar ‘muito tempo’ no Fluminense
Next post Flamengo prepara anúncio de Vidal para quarta-feira