Dirigente do Flamengo defende mudança de local da final da Libertadores
Gabigol entrando em campo pelo Flamengo na Libertadores ao lado de criança – Foto: Gilvan de Souza
COLUNA DO FLA: A final da Copa Libertadores da América está marcada para ser disputada no dia 29 de outubro, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, do Barcelona (EQU), no Equador. A decisão entre Flamengo e Athletico Paranaense tem movimentado as redes sociais, e assuntos como falta de hospedagem e passagens caras têm aborrecido torcedores. Em contato com o Coluna do Fla, o Presidente do Conselho de Administração do Rubro-Negro, Luiz Eduardo Baptista, o BAP, justificou o pedido de mudança da cidade para o confronto derradeiro da Liberta.
— Local de fácil acesso, com muitas opções de transporte, com rede hoteleira no mínimo do tamanho da capacidade do estádio. Vamos receber 15 mil ingressos, o adversário também. Patrocinadores, idem. Onde esse povo vai ficar? O torneio inteiro é disputado na região. A final, deve ser em um local neutro, não? Fora da região resolveria-se este ponto. Penso que daria ainda mais viabilidade a um torneio que já é um enorme sucesso – afirmou o dirigente.
Já em entrevista ao GE, BAP afirmou que não se trata de crítica à cidade de Guayaquil, mas sim uma priorização à internacionalização da competição mais importante da América do Sul. Dirigente do Flamengo desde 2013, afirma que a melhor fórmula para próximas decisões da Libertadores é tirá-la do continente sul-americano.
— Independentemente dessa decisão, acredito que a Libertadores deveria se internacionalizar mesmo. O mundo veria a final do maior torneio do continente! A atratividade do produto seria muito maior. O futebol sul-americano sendo levado para todo o mundo – disse.
O local da decisão do dia 29 de outubro, estádio do Barcelona de Guayaquil, tem capacidade para 59 mil pessoas. No entanto, a cidade possui apenas 12.602 vagas de hospedagem, de acordo com o Censo Econômico do Equador. Situação parecida com a final do ano passado, em Montevidéu, no Uruguai.
Assim, as próprias autoridades do município começaram a tratar assuntos como falta de hospedagem para a data do evento, por conta da alta procura e baixa estrutura da cidade. Além disso, Guayaquil entrou em estado de emergência por conta da violência, o que gerou inclusive especulações sobre a mudança de local da final.
A possibilidade de mudança de sede da final da Libertadores de 2022 tem surgido desde o início do ano por inúmeros motivos. BAP, defendendo troca da decisão para outros países, questionou nesta sexta-feira (09) por meio de redes sociais:
“Por que não levar a final da Libertadores para cidades como Miami, Orlando, Dallas, Lisboa ou Madrid, por exemplo, onde há estádios maiores, abundância de voos e hotéis?”. Horas mais tarde, o dirigente do Fla ainda completou: “Para quem acha elitista, vejam aí o preço do ingresso, das passagens aéreas e de hotéis em Guayaquil para o período da final. Isto se conseguirem. Mais caro que nos lugares que citei”.
Desde 2019, quando o Mais Querido se consagrou bicampeão, as decisões da Libertadores são realizadas em partida única, com local estabelecido no início da temporada. Antes disso, a finalíssima era dividida em jogos de ida e volta, com os dois finalistas tendo a chance de levar a partida ao seu estádio.
O post Dirigente do Flamengo defende mudança de local da final da Libertadores apareceu primeiro em Fla Resenha.
COLUNA DO FLA: A final da Copa Libertadores da América está marcada para ser disputada no dia 29 de outubro, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, do Barcelona (EQU), no Equador. A decisão entre Flamengo e Athletico Paranaense tem movimentado as redes sociais, e assuntos como falta de hospedagem e passagens caras têm aborrecido torcedores.
O post Dirigente do Flamengo defende mudança de local da final da Libertadores apareceu primeiro em Fla Resenha.