‘Coringa’, Gerson volta a ser destaque atuando em ‘nova posição’ – veja os números
Conhecido pela sua versatilidade, Gerson tem sido peça chave no esquema de Tite no Flamengo. Prova disso é que nas últimas duas partidas, o camisa 8 tem atuado fora da sua posição de origem, como volante. O treinador tem colocado o Coringa para atuar como meia/ponta direita e tem tido atuações mais que efetivas; confira os números a seguir.
O que você precisa saber:
Flamengo e Bolívar se enfrentaram na última quarta-feira (15)
Mais Querido venceu por 4×0, com gols de Gerson, Ayrton Lucas, Cebolinha e Pedro
Camisa 8 do rubro-negro foi um dos grandes destaques da partida
Os números da ‘nova versão’ de Gerson
Já elogiado por Tite na última partida contra o Corinthians, Gerson voltou a atuar pela direita na partida contra o Bolívar. E novamente, o camisa 8 não decepcionou, tendo uma grande atuação. Nos últimos dois jogos, o Coringa soma duas participações em gols, sendo um marcado e uma assistência.
Muito ativo no setor ofensivo do Flamengo, Gerson tem nove passes decisivos nos últimos dois jogos, além ter um acerto de 96% dos passes que tentou. Polivalente, o camisa 8 também ajudou na defesa e desarmou 10 bolas neste período, além de ter ganhado 74% dos duelos em campo.
Gerson x Bolívar
Com participação efetiva no duelo, Gerson foi eleito o craque da torcida, em votação realizada nas redes sociais do Flamengo, além de ter a maior nota do portal de estatísticas ‘Sofascore’. O jogador registrou três passes decisivos, uma grande chance criada, teve 36/39 acertos nos passes (92%), seis desarmes e ganhou 10/12 duelos.
Gerson foi o Destaque Sofascore de Flamengo 4-0 Bolívar!
1 gol
3 passes decisivos
1 grande chance criada
36/39 passes certos (92%!)
2/2 dribles certos (!)
6 desarmes (!)
10/12 duelos ganhos (83%!)
Nota Sofascore 9.3 pic.twitter.com/RZlWABW5HP
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) May 16, 2024
Gerson completou a segunda grande partida em sequência. Na rodada anterior do Brasileirão, contra o Corinthians, o meia já havia tido uma bela exibição na vitória por 2 a 0. O jogador atuou aberto pela direita e deu a assistência para o gol de Lorran. Diante do Bolívar, o Coringa voltou a atuar na mesma posição.
Tite elogia Gerson
“Chamam o Gerson de coringa, ele é versátil, pode jogar em outras posições. Ele já disse que na base fazia isso, foi criado. Está tudo no chip dele, tem a coordenação dos movimentos, para ser um jogador de flutuação ou mais aberto, de amplitude”, iniciou Tite depois do jogo contra o Corinthians, no último sábado (11).
“Coutinho na Seleção, Jadson no Corinthians, D’Alessandro no Internacional… quando você fala sobre um externo que tem capacidade criativa, que tem a qualidade para trazer para dentro, ele trabalha numa zona onde os volantes adversários não conseguem mapear. Quando é um jogador como o Gerson, que tem essa capacidade, se torna mais um num quarteto de meio campo criativo”, concluiu o treinador.
Veja os gols de Flamengo x Bolívar
No primeiro minuto de jogo, o Flamengo abriu o placar. Rossi lançou, Ayrton Lucas escorou de cabeça e Everton Cebolinha partiu para a jogada individual. O camisa 11 driblou o marcador e cruzou para Gerson. Livre, o Coringa dominou e bateu de esquerda para abrir o placar no Maracanã.
Tá difícil de parar os coringas do Flamengo
Gersonpic.twitter.com/yXDZiYLCJD
— Fla Resenha | Flamengo (@SiteResenha) May 16, 2024
Aos 13 minutos, o Rubro-Negro tomou um susto. Bruno Sávio achou Patito Rodriguez que bateu cruzado, Rossi deu um leve desvio e a bola acertou a trave. Aos 36′, Léo Pereira sentiu a posterior da coxa e foi substituído por David Luiz. Em seguida, Gerson cruzou da direita, o zagueiro afastou mal e a bola sobrou para Ayrton Lucas empurrar para o fundo das redes.
Gol de Ayrton Lucas contra o Bolívar
— Fla Resenha | Flamengo (@SiteResenha) May 16, 2024
No final da etapa inicial, o Flamengo ampliou. De La Cruz pressionou a defesa do Bolívar, a bola sobrou para Pedro que rolou para Everton Cebolinha fazer o terceiro do Mais Querido no primeiro tempo.
3 a 0 é capote
Everton Cebolinha amplia para o Flamengo pic.twitter.com/dE0peWOCBd
— Fla Resenha | Flamengo (@SiteResenha) May 16, 2024
Segundo tempo
A pressão Rubro-Negra continuou. Aos 10′ da etapa final, Gerson encontrou Pedro, o camisa 9 disputou com o zagueiro do Bolívar e chutou para fazer o quarto gol do Flamengo na partida. Logo depois, Tite tirou De La Cruz, que saiu ovacionado do Maracanã, e colocou o jovem Igor Jesus.
Pedro Guilherme é o nome do artilheiro. O homem faz gol em todo jogo, não tem jeito
Pedropic.twitter.com/0EAA9YuBcT
— Fla Resenha | Flamengo (@SiteResenha) May 16, 2024
Volante de origem, o camisa 8 atuou os dois últimos jogos como meia/ponta direita