Confira o retrospecto do Flamengo quando precisa decidir a final da Copa do Brasil fora de casa
PAULO COSTA: O sorteio da Copa do Brasil colocou o Flamengo para realizar o segundo confronto da Copa do Brasil fora de casa, na Arena MRV, casa do Atlético-MG. Esta será a quinta vez que o clube decide o torneio longe do Rio de Janeiro, e o retrospecto não é nada bom, tendo sido campeão em apenas uma oportunidade.
Você precisa saber
- Flamengo decide a final da Copa do Brasil fora de casa
- Veja o retrospecto do clube quando precisa decidir o torneio longe do RJ
- Mais Querido vai tentar reverter as estatísticas
1990
A primeira conquista de Copa do Brasil do Flamengo foi também a única que o time se sagrou campeão fora de casa. Após passar por Capelense, Taguatinga, Bahia e Náutico, o Rubro-Negro teve o Goiás na decisão.
No confronto de ida, que ocorreu em Juiz de Fora, a equipe venceu por 1 a 0, gol do zagueiro Fernando. Na volta, no estádio Serra Dourada, um empate simples de 0 a 0 garantiu o troféu ao Mais Querido.
2003
Na decisão de 2003, o Rubro-Negro chegou como franco azarão, pois teve pela frente o todo poderoso Cruzeiro de Vanderlei Luxemburgo e do meia Alex, que viveu o auge naquela temporada. No primeiro confronto, o Flamengo conseguiu arrancar um empate de 1 a 1 no Maracanã.
Porém, na decisão, realizada no Mineirão, a Raposa abriu logo 3 a 0 antes dos 30 minutos do primeiro tempo e sacramentou a final. Fernando Baiano ainda diminuiu mas o título ficou com o Cruzeiro.
2017
Novamente com o time mineiro na decisão do torneio, o Flamengo saiu na frente com Lucas Paquetá, mas o goleiro Thiago soltou chute de Hudson e a bola sobrou para Arrascaeta deixar tudo igual no Maracanã.
No segundo jogo, as equipes ficaram no 0 a 0 e o título foi decidido nos pênaltis. Em ação que é lembrada até hoje, Alex Muralha pulou para o mesmo lado em todos os chutes mas não conseguiu defender nenhum. Diego Ribas parou em Fábio e o Cruzeiro ficou com a taça.
2023
Na edição passada, o Flamengo teve pela frente o São Paulo na final. No primeiro jogo, no Maracanã, Calleri tomou a frente de Ayrton Lucas e fez de cabeça para garantir a vitória do Tricolor no Rio de Janeiro.
Na casa do São Paulo, no Morumbi, Bruno Henrique abriu o placar mas Rodrigo Nestor deixou tudo igual. O duelo terminou em 1 a 1, resultado que fez o Flamengo perder a decisão e garantiu a demissão de Jorge Sampaoli logo em seguida.
Rubro-Negro foi campeão uma vez e perdeu em outras três oportunidades