Como foi a última campanha de Tite no Brasileirão?
Prestes a estrear no Campeonato Brasileiro, Tite pode voltar a disputar uma campanha inteira na competição pela primeira vez desde 2015. Vale lembrar que o treinador esteve à frente do Corinthians em 2016, mas deixou o clube na metade do ano para assumir a seleção brasileira. Relembre a seguir como foi a última temporada do técnico disputando o torneio de pontos corridos nacional.
O que você precisa saber:
Tite disputará sua 14ª edição de Campeonato Brasileiro
Treinador já conquistou a competição em duas oportunidades
Última vez que o técnico comandou um time durante todo o torneio, se sagrou campeão
A campanha de Tite em 2015
Antes de mais nada, é preciso lembrar que o Campeonato Brasileiro é um velho conhecido do treinador Tite. Ao todo, o técnico já disputou 285 jogos no Brasileirão, com 126 vitórias, 75 empates e 84 derrotas. Agora, voltando a sua última campanha completa, em 2015, o atual comandante do Flamengo venceu seu segundo título.
Campeão também em 2011, foi na campanha de 2015 que Tite colocou seu nome na história do Corinthians. Com um aproveitamento de 71,1%, o time paulista somou 81 pontos, com 24 vitórias, nove empates e só cinco derrotas. A defesa montada pelo treinador impressionou, tendo levado só 31 gols o campeonato inteiro. Assim, o time do Tite entrou pra história como o campeão brasileiro que sofreu menos gols.
A estreia no Brasileirão
Faltando menos de 10 dias para a estreia no Campeonato Brasileiro, o primeiro compromisso do Flamengo será fora de casa. O Mais Querido terá o Atlético-GO pela frente no próximo dia 14, às 16h, no Serra Dourada. O estádio, inclusive, não recebe o Rubro-Negro há quase cinco anos.
O último jogo do Flamengo no Serra Dourada aconteceu em outubro de 2019, quando o time vivia um dos melhores anos da sua história. No entanto, na ocasião, o Mais Querido tropeçou diante do Goiás, em um empate em 2×2. No jogo em questão, o rubro-negro chegou a abrir 2×0, mas levou o empate com gol no último minuto após ter o goleiro César expulso. O tento que igualou o placar, inclusive, foi marcado por Michael, que chegaria ao Mengão no ano seguinte.
Retrospecto no Serra Dourada
A primeira vez que o Flamengo atuou no Serra Dourada foi em 1975, ao vencer a Seleção do Estado de Goiás por 3×0. Desde então, o Mais Querido realizou outras 36 partidas no estádio. Somando todas suas participações no local, o Rubro-Negro acumula 15 vitórias, 16 empates e apenas seis derrotas; tendo marcado ainda 50 gols, e teve as suas redes balançadas em 33 oportunidades.
Como chega o Flamengo
Campeão carioca, o Flamengo terá terá uma verdadeira maratona de jogos em abril, que passam pelo Campeonato Brasileiro, e a Copa Libertadores, que começou com um empate do rubro-negro.
Veja os jogos do Flamengo em abril:
Millonarios 1 x 1 Flamengo – 02/04 (1ª rodada da Libertadores)
Flamengo 1 x 0 Nova Iguaçu – 07/04 (Jogo de volta da final do Carioca)
Flamengo x Palestino – 10/04 (2ª rodada da Libertadores)
Atlético-GO x Flamengo – 13 (1ª rodada do Brasileirão)
Flamengo x São Paulo – 17 (2ª rodada do Brasileirão)
Palmeiras x Flamengo – 21 (3ª rodada do Brasileirão)
Bolívar x Flamengo – 24/04 (3ª rodada da Libertadores)
Flamengo x Botafogo – 26 (4ª rodada do Brasileirão)
Último campeonato disputado pelo treinador acabou em título e recorde