Com o grupo na mão, Tite comenta relação com jogadores: “Futebol não é só parte técnica e tática”
PAULO COSTA: O trabalho de Tite neste Brasileirão está sendo admirável. Em sete partidas no período da Copa América, o Flamengo acumula cinco vitórias, um empate e uma derrota. O retrospecto coloca o clube na liderança do Brasileirão, com 30 pontos. Além disso, diversos jogadores voltaram a apresentar um grande nível com o treinador.
Você precisa saber
Flamengo atropela o Atlético-MG e segue na líder do Brasileirão
Rubro-Negro domina a partida com grande atuação de Bruno Henrique
Tite vem fazendo um grande trabalho à frente do clube
Como costuma mencionar, o lado humano é algo bastante trabalhado por Tite, além, é claro, das questões técnicas e táticas.
“O Campeonato Brasileiro é muito difícil, o mais difícil do mundo. Não estou dizendo que é o melhor, é o mais difícil. Futebol não é só parte técnica e tática. Tem uma série de outras relações, que são humanas, de sentimentos. Isso só quem vive o vestiário pode sentir. A gente procura trabalhar e valorizar os atletas que estão aqui. Muito fácil colocar o Pulgar, jogador de seleção. Uma equipe é formada por uma série de aspectos que não são só futebol“, disse Tite em coletiva após a vitória sobre o Atlético-MG.
Decisão por Pedro no banco
Para o duelo contra o Galo, Tite resolveu iniciar com Carlinhos no lugar de Pedro, que foi alternativa no banco de reservas. O treinador abriu o jogo e afirmou que o artilheiro do time na temporada corria risco de lesão.
“Estava engatilhado hoje, se não ganha, por que poupou o Pedro? Estava escancarado. Ninguém poupou o Pedro, ele sentiu a perna ontem, ele correu o risco de não vir, ele se predispôs a vir para cá. Ninguém poupou ele, eu não sou maluco. Externei para o presidente. Era um risco começar com ele, ele iria estourar. A gente procura ter esse bom sendo em relação a tudo isso”, revelou o técnico.
A vitória sobre o Atlético-MG
O duelo começou agitado e quem saiu na frente foi o Flamengo. Luiz Araújo sofreu falta por trás de Igor Gomes. O próprio camisa 7 cobrou e colocou a bola na medida para Bruno Henrique escorar e abrir o placar para o Mais Querido na Arena MRV.
Aos 23 minutos da etapa inicial, o Rubro-Negro fez o segundo. Em bela jogada que passou pelos pés de Fabrício Bruno, Léo Ortiz, Gerson e Luiz Araújo, o camisa 7 encontrou Wesley, que ganhou de Gustavo Scarpa e, de esquerda, chutou na trave. A bola sobrou para o iluminado Carlinhos que só completou para o fundo das redes.
Segundo tempo
A segunda etapa começou agitada. Logo aos 5 minutos, Ayrton Lucas arrancou com a bola, deixou três marcadores para trás, bateu cruzado e fez o terceiro gol do Flamengo na partida.
Porém, logo depois, Allan acertou Vargas dentro da área. O árbitro Ramon Abate Abel foi chamado no VAR e marcou pênalti para o Galo. Hulk foi para a cobrança e descontou para os donos da casa. Após o gol, o zagueiro Rômulo fez falta em Bruno Henrique, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Não satisfeito, o Flamengo ainda queria mais e transformou o jogo em goleada. Pedro, que entrou no lugar de Carlinhos, achou lindo passe para Bruno Henrique, que atacou as costas da defesa, saiu cara a cara com o goleiro Matheus Mendes e, com calma, bateu no canto para ampliar o marcador.
O Rubro-Negro teve dois pênaltis que não foram revisados pelo VAR. Com um a menos, o Atlético-MG diminuiu. Aos 44 minutos, Scarpa avançou pela esquerda e cruzou na medida para Hulk fazer o segundo e dar números finais ao duelo.
Veja os gols
Próximo compromisso
Depois de atropelar o Atlético-MG fora de casa, o Flamengo volta a campo no próximo sábado (6), às 20h, no Maracanã, para enfrentar o Cuiabá, pela 15ª rodada do Brasileirão. O adversário vem de derrota por 2 a 1 para o Botafogo e não vence há quatro jogos.
Treinador faz grande primeiro turno com o Flamengo