PAULO COSTA: A CBF divulgou neste domingo (21) a análise do VAR em relação ao lance polêmico do pênalti marcado por Barreto, após o jogador do Criciúma chutar uma segunda bola na direção na bola principal que estava sob posse de Everton Cebolinha dentro da área.
Você precisa saber
Flamengo e Criciúma teve lance polêmico de pênalti
CBF divulga áudio do VAR sobre a conversa do lance
Árbitro de vídeo corroborou com a decisão do árbitro de campo
Pablo Ramon Goncalves Pinheiro, responsável pelo VAR, além dos auxiliares que estavam na cabine, perceberam só três segundos antes do pênalti que a segunda bola estava em campo arremessada pela torcida. Em seguida, os profissionais concordaram com a marcação de Maguielson Lima Barbosa.
O diálogo entre o VAR e o árbitro do campo:
VAR: tem outra bola em campo
Árbitro (falando na hora com atletas): pênalti, pênalti, pênalti. Foi pênalti. É pênalti, ele chuta a bola na bola principal.
VAR: a bola veio de fora, não foi o goleiro, tudo ok.
Árbitro: ele chuta a bola (árbitro explica o lance).
VAR: Maguielson, decisão correta, tudo checado.
Lance do pênalti inusitado entre Flamengo e Criciúma – Foto: Reprodução
O que diz a regra?
Regra 12
Um tiro livre direto será concedido se um jogador cometer uma das seguintes
infrações:
• Uma infração por toque de mão na bola (à exceção do goleiro no interior da
própria área penal);
• segurar um adversário;
• impedir o movimento de um adversário com contato físico;
• morder ou cuspir em alguém inscrito na relação de ambas as equipes ou em um
membro da equipe de arbitragem;
• arremessar um objeto na direção da bola, de um adversário ou de um membro
da equipe de arbitragem, ou tocar na bola com um objeto
Foto: Divulgação Flamengo
Comentarista de arbitragem concorda com decisão
Após o duelo, que terminou com vitória do Flamengo por 2 a 1, o comentarista do Grupo Globo, PC de Oliveira afirmou que a decisão foi correta.
“Tem uma ação proposital do Barreto (jogador do Criciúma), jogando a segunda bola na bola principal do jogo. Essa segunda bola, de acordo com a regra, é considerada como um objeto. Na regra 12, nas infrações punidos com tiro livre direto e como foi dentro da área, tiro livre direto é pênalti. Toda vez que um jogador usa um objeto, essa segunda bola é considerada como um objeto, e arremessa contra um adversário, um membro da arbitragem ou na bola, como foi o caso, o jogo deve ser reiniciado com tiro livre direto. Portanto, como foi dentro da área, é pênalti, que foi bem marcado pelo Maguielson Barbosa“, disse o comentarista de arbitragem, antes de completar.
PC de Oliveira diz que pênalti a favor do Flamengo foi bem marcado. Veja a explicação. pic.twitter.com/Hfmo5tQb8m
— ge (@geglobo) July 20, 2024
“Muitos questionaram se ele deveria paralisar o jogo. De acordo com a regra, o jogo só é paralisado, quando tem uma segunda bola no campo de jogo, só é paralisado se essa segunda bola interferir no andamento do jogo. Nesse caso, ela só houve interferência a partir de uma ação proposital do Barreto. A interferência ocorre a partir do toque do Barreto, uma ação deliberada e intencional. O Maguielson marcou corretamente o pênalti a favor do Flamengo“, finalizou PC de Oliveira na análise.
Árbitro de vídeo corrobora decisão de Maguielson Lima Barbosa
