Bragantino aceita liberar Léo Ortiz de jogos da Libertadores e zagueiro assina com o Flamengo nos próximos dias
PAULO COSTA: É pra comemorar. A maior novela da janela de transferências chega ao fim. O Bragantino aceitou liberar Léo Ortiz dos jogos contra o Botafogo, pela pré-Libertadores. Deste modo, o zagueiro não participa mais de nenhum jogo pelo time paulista e vai assinar contrato com o Flamengo nos próximos dias. A informação é dos jornalistas Fred Gomes e Cahê Mota, do GE.
Você precisa saber
Bragantino aceita liberar Léo Ortiz de jogos da Libertadores
Zagueiro vai assinar contrato com o Flamengo nos próximos dias
Time paulista queria contar com o zagueiro na pré-Libertadores
Forma de pagamento
O Rubro-Negro irá pagar 8 milhões de euros (R$ 43 milhões) no total, sendo 7 milhões de euros em duas parcelas e mais € 1 milhão em variáveis (caso o time vença títulos). O contrato do jogador será válido até dezembro de 2028.
Bragantino tentou manter o zagueiro contra o Botafogo
Nas negociações, o Bragantino tentou convencer o atleta de 28 anos a entrar em campo nos dois jogos contra o Botafogo, que ocorrem nos dia 6 e 13 deste mês. No entanto, o zagueiro deixou claro que, com o fechamento da negociação, não tinha como mais entrar em campo. além de não ter cabeça para defender o clube acertado com outro.
O Flamengo, por sua vez, havia deixado a decisão a cargo de Léo Ortiz, que estava ciente que em caso de lesão, o acordo seria desfeito.
Léo Ortiz vs Flamengo – Campeonato Brasileiro, Rodada 30 – 23/11/23
Apesar da derrota, grande partida hoje. Boas antecipações, como sempre um absurdo nos passes, e salvou um provável gol do Arrasca no fim.
Tudo no YT: https://t.co/IWrS4iXd0q pic.twitter.com/dEahDrtvBq
— Mercado Rubro-Negro (@Mercado_CRF) November 24, 2023
Apesar do desejo do Bragantino em contar com o zagueiro nas partidas decisivas da Libertadores, o estafe de Léo Ortiz destacou todo o profissionalismo e respeito do jogador durante as negociações, que duraram mais de dois meses. Deste modo, restou ao Bragantino se conformar com a situação.
Concorrência no Flamengo
Léo Ortiz chega como um pedido pessoal de Tite, que chegou a convocá-lo para a Seleção Brasileira em 2022. Porém, o zagueiro vai ter que mostrar trabalho para conseguir uma vaga entre os 11 iniciais.
Fabrício Bruno e Léo Pereira formam a dupla de zaga titular desde 2023 e vivem grande fase no clube, com expectativa de convocações futuras para a seleção. O primeiro, aliás, renovou o contrato até dezembro de 2028.
Além dos dois, Léo Ortiz terá a concorrência de David Luiz, que foi titular nas campanhas dos títulos de Copa do Brasil e Libertadores, em 2022. O experiente zagueiro de 36 anos caiu de rendimento na última temporada mas conta com grande prestígio entre os companheiros e busca retomar a boa fase.
O quarto zagueiro que integra o elenco principal é o jovem Cleiton, de 20 anos, recém promovido das categorias de base. Tite já utilizou o atleta no segundo tempo de algumas partidas no Campeonato Carioca.
Terceiro reforço do Flamengo na temporada
Léo Ortiz se torna então o terceiro reforço do Flamengo nesta temporada de 2024. O jogador se juntará ao meia De La Cruz, ex-River Plate, e o lateral-esquerdo Matías Viña, que pertencia a Roma mas que estava emprestado ao Sassuolo-ITA.
Zagueiro será o terceiro reforço do Flamengo para a temporada